Todos nós que trabalhamos com pessoas já nos deparamos, alguma vez, com aquelas que insistem em ver a vida mantendo o foco em seus aspectos negativos e em seus obstáculos. Sabemos que é muito difícil e, muitas vezes, até cansativo e desgastante trabalhar com essas pessoas.

 

Como, nós que atuamos com o processo de coaching, podemos ajudar essas pessoas a enxergarem a vida e as situações em que estão inseridas, de uma forma diferente? Muitos podem pensar que só com psicoterapia seria possível mudar a visão de mundo dessas pessoas. Mas o processo de coaching pode sim (e o faz muito bem) transformar situações aparentemente negativas em soluções positivas, simplesmente auxiliando a pessoa a mudar a direção de seu foco. Digo “aparentemente negativas” porque, para todo problema, existe uma solução e, sempre que nos deparamos com problemas, estamos também recebendo novas oportunidades de desenvolvimento pessoal, pois para os solucionarmos e superarmos um momento difícil, precisamos criar ou desenvolver habilidades e competências.

 

Entretanto, vejam bem, não estou aqui me referindo a pessoas com doenças psicológicas como a depressão, por exemplo, mas sim àquelas psicologicamente saudáveis, que apenas insistem em ver a vida do lado do avesso, sempre se lamentando e reclamando dos problemas.

Transforme sonhos em realidade

 

Há alguns anos vi uma analogia em um filme biográfico, que nunca mais esqueci. Uma criança bem pequena observava sua mãe bordando um tecido e dizia: que bordado feio mamãe! Ocorre que a criança, por ser ainda bem pequena, olhava o bordado por debaixo da mesa, enxergando apenas o lado do avesso do bordado, o qual lhe parecia sempre muito feio e desarmônico. Mas, quando sua mãe lhe oferece um banquinho para ela subir, a mesma passa a observar o lado correto do bordado, podendo finalmente perceber sua beleza. E é assim que muitas pessoas são, algumas por toda a vida e outras em alguns momentos, são como crianças que precisam de ajuda pra “subir no banquinho” e enxergarem a vida sob outro ângulo. E é aí que entra a ajuda do coach, oferecendo o “banquinho” a essas pessoas, que poderão passar a ver o “lado correto do bordado”.

 

Cabe a nós, que temos essa percepção positiva dos problemas e barreiras, que conseguimos focar nas soluções, ajudarmos nossos clientes e outras pessoas com as quais lidamos, por meio de nossas habilidades e competências já desenvolvidas, a tirarem proveito de cada acontecimento de sua vida, seja ele triste e doloroso ou alegre e feliz.

 

O coaching é isso: Uma nova visão da vida e de suas infinitas possibilidades! Porque pra tudo existe solução; só precisamos encontrá-la!

 

 

Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.