A vida de um atleta não é fácil, mesmo para aquele amador, pois é repleta de altos e baixos que podem ser causados por diversos fatores: falta de recursos financeiros, lesões que os afastam das competições, desgaste físico e psicológico, tempo disponível para treinar. Esses e outros fatores são responsáveis por desmotivar e frustrar alguns atletas.

Mas então, como o atleta pode se beneficiar com o processo de Coaching?


Veja bem, para ser um atleta, mesmo amador, é importantíssimo que ele treine e tenha uma mente forte. Muito mais do que parte física, ele tem problemas e preocupações como qualquer pessoa, ou seja, não basta só estar preparado fisicamente para alcançar suas metas. Atingir um equilíbrio emocional nas outras áreas de sua vida se faz imprescindível. 

Além dos fatores emocionais, existem ainda as cobranças dos patrocinadores, treinadores e torcedores. Todos esperam que o desempenho do atleta seja de alto nível e, para lidar com essas pressões, é preciso que ele esteja preparado, para não acabar perdendo o foco, voltando sua atenção para os obstáculos e problemas, criando para si barreiras, o afastando ainda mais dos seus objetivos.

Fazendo a Diferença!


E é a partir daí que a metodologia Coaching pode fazer a diferença entre o sucesso e a derrota. Apoiado em ferramentas poderosas, o coach juntamente com o atleta, trabalhará todas as áreas de sua vida, de forma que isso gerará um equilíbrio emocional, minimizando a ocorrência de problemas pessoais e emocionais. 
Transforme sonhos em realidade

Além disso, durante o processo de Coaching, o atleta terá o suporte necessário para sentir coragem para identificar todas as fontes causadoras de problemas que afetam o seu desempenho e, assim, traçar estratégias para combater e aprimorar seu comportamento diante dessas situações, maximizando mais uma vez as chances de atingir seu pleno potencial.

Gerador de grandes transformações na vida das pessoas, o Coaching tem a capacidade de gerar autoconhecimento e empoderamento, que levarão não o atleta, mas o ser humano que existe nele, a trabalhar em alta performance, gerando melhores resultados dentro e fora das competições.

Outro aspecto importante é o fato do Coaching trabalhar em todas as áreas da vida dos atletas, pois garante que ele não abandone as outras tarefas do dia a dia, estando extremamente focado em alcançar seus resultados.

Vale ressaltar que o coach não substitui o treinador esportivo e, na verdade, ele é um aliado. Enquanto um trabalha a parte física, técnica e tática, o outro garante que o atleta esteja focado em alcançar seus objetivos, atingindo então o potencial máximo e minimizando os fatores que colocam em risco suas metas.

O Coaching para a área do esporte é uma das ferramentas mais eficazes para apoiar e dar suporte aos atletas e outras pessoas que gostam de praticar qualquer tipo de atividade física. 

O principal benefício desse método é que esse processo apoia o coachee (cliente) a saber lidar de forma positiva com as vitórias e derrotas, sem deixar que isso interfira em seu desempenho.

As emoções exercem um papel fundamental no desempenho individual de qualquer pessoa e equilibrar mente e corpo é fundamental para obter os resultados desejados durante as práticas esportivas.

Mesmo que o ditado popular diga que "o importante é competir", atletas em geral sempre buscam maior desempenho, almejando a tão sonhada vitória. Nessa perspectiva, o Coaching para a área esportiva proporciona ao atleta a motivação pessoal e profissional, desenvolvimento de foco, comprometimento, disciplina, autoconhecimento e autodesenvolvimento contínuos, definição de objetivos e prioridades e uma boa performance nas competições.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.