Coaching voltado para o desenvolvimento pessoal, profissional e empresarial surgiu por necessidade de novos mercados de trabalho.
À sabença, coaching é o processo que facilita o desenvolvimento de recursos para o atingimento de metas em até 12 áreas da vida. Na área jurídica não seria diferente. É certo que houve uma grande transformação no mercado de trabalho e no perfil do advogado no Brasil. Nos Estados Unidos e na Europa web sites já oferecem os serviços de coaching for lawyers.

O Coaching para advogados é uma ferramenta de desenvolvimento profissional, que se baseia no aumento da autoconsciência individual do profissional, através de um processo contínuo de parceria entre a pessoa treinada e o coach, que resulte em um progresso constante, no sentido de alcançar os objetivos profissionais e pessoais desejados.

É um processo focado em ações do advogado para a realização de suas metas. Ações essas, direcionadas no sentido de desenvolvimento e/ou aprimoramento de suas próprias competências, equipando-o com as ferramentas, conhecimento e oportunidades para se expandir, usando, além de outros, processos de investigação, reflexão e conscientização; descoberta pessoal dos pontos fracos e das qualidades; aumento da consciência de si mesmo; aumento da capacidade de responsabilizar-se pela própria vida; estrutura e foco e feedback realista.

O novo mercado de trabalho do advogado no país é competitivo e escasso. Somando-se a isso, todos os anos, as incontáveis faculdades do país formam milhares de bacharéis em direito, sendo que, esses profissionais, ingressam no mercado de trabalho, muitas vezes, sem ter a mínima noção de seus objetivos profissionais ou da profissão que escolheram. Entender o mercado de trabalho atual, para os profissionais do direito é fundamental. Hoje, é necessário algo mais. Ele deve estar em sintonia com as exigências do novo mundo jurídico.

O trabalho de coaching nesta área compreenderia, em regra: a avaliação do histórico da carreira profissional do cliente, a avaliação e situação no novo mercado de trabalho, a identificação das suas aspirações; a identificação das suas metas, a elaboração conjunta das estratégias a serem desenvolvidas, o apoio nas realizações dessas metas, entre outras atividades.

Na busca da realização, é relevante para o profissional do direito saber escolher a área de atividade que irá exercer no mercado jurídico. Para isso, o profissional deverá ter conhecimento do seu perfil. Na esfera jurídica existem diversos perfis de profissionais, que representam as habilidades desses profissionais.

Para ter empregabilidade, o advogado necessita modernizar-se, precisa estar em sintonia com as exigências do novo mercado de trabalho da advocacia brasileira, sendo necessária, inclusive, a sua prévia aprovação no Exame de Ordem Unificado, para poder exercer a sua profissão.

Tendo em vista que, o direito proporciona ao profissional um vasto elenco de matérias jurídicas, o coach poderá auxiliá-lo a encontrar a disciplina que esteja em harmonia com sua personalidade pessoal e profissional, além de auxiliá-lo a conseguir sua aprovação no Exame da OAB.

O trabalho do Coach de Alta Performance, é ajudar os Advogados a fazerem escolhas calculadas e criar o modelo da advocacia de orgulhar. Essas pessoas encontrarão propósito em advogar, implementarão novos negócios, melhorarão seus relacionamentos, descobrirão uma nova forma de se comunicar e, principalmente, mudarão sua visão sobre o que é advocacia de ponta.
Transforme sonhos em realidade


Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

  0   0

Marcio Roberto Perote Amorim

Life Coach

ADVOGADO - MEDIADOR JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL - COACH - PROFESSOR SERVENTUÁRIO DA JUSTIÇA DO ERJ - ASSESSOR DE JUIZ/DESEMBARGADOR - 23 ANOS - APOSENTADO/ EX FUNCIONÁRIO DO BANCO DO BRASIL - 8 ANOS EX ESCRIVÃO DE POLÍCIA DA SSP/RJ - 13 ANOS EX ESCRIVÃO ELEITORAL - 2 ANOS MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - CNPJ 23.579.450/0001-86 PROPRIETÁRIO DE CURSO PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS PÚBLICOS - 40 ANOS