Mais que um gestor, um líder deve ter a capacidade de tomar decisões rápidas e difíceis, sem perder de vista a importância de manter a equipe unida e engajada, caminhando em direção aos objetivos da organização. Comunicar-se de forma assertiva, promover um ambiente de trabalho agradável, reconhecer e utilizar os esforços individuais de maneira equilibrada, desenvolver e reter talentos são apenas algumas das habilidades que separam um líder de um gestor comum. Na crise, mais que em qualquer momento, essas habilidades são colocadas à prova o tempo todo. Mas, como as organizações podem apoiar seus líderes nos momentos de crise? Através do Coaching.

O Coaching Executivo é um processo estruturado, baseado em uma metodologia focada em alta performance. Apoia o executivo na avaliação mais abrangente do ambiente, dos recursos nele disponíveis, das necessidades de desenvolvimento e das possibilidades a explorar. Permite que o executivo receba feedbacks mais assertivos de sua equipe, através de ferramentas próprias que serão utilizadas pelo coach. O resultado desse processo traz ganhos reais e mensuráveis, uma vez que todo o trabalho é sempre alinhado às metas, visão, ambição e valores da organização. O ganho é para todos: líderes, liderados, a equipe como um todo e, é claro, a organização.

O processo de Coaching Executivo não termina quando o coach encerra o contrato com a organização. Toda a construção feita durante o processo servirá de bagagem para que o executivo adote uma nova abordagem comportamental no dia a dia, que muitas vezes refletirá em um novo estilo de liderança, com resultados mais consistentes e com maior satisfação dos liderados.

Se o Coaching deve fazer parte da lista de investimentos a serem cortados em momentos de crise? Definitivamente não!



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.

  0   0

Melissa Fernandes Lirmann

Life Coach

Economista, Especialista em Gestão Estratégica e Membro da Sociedade Latino Americana de Coaching. Mais de 15 anos de vivência em empresas multinacionais de renome, com atuação em gestão de equipes, vendas, planejamento estratégico, desenvolvimento de negócios e inteligência de mercado.