O Coaching Esportivo é uma modalidade onde o Coach (profissional) apoia seu cliente a identificar e alcançar metas através de ferramentas comprovadas cientificamente. O cliente pode ser um atleta profissional ou amador.

Os atletas são dotados de vários recursos internos, adquiridos e desenvolvidos durante a sua vivencia esportiva, que é a base da sua performance, porém ao decorrer da longa jornada esportiva surgem várias barreiras e distrações que acabam por atrapalhar o seu desempenho. Exemplos de barreiras são: esquecer dos detalhes que fazem toda diferença durante a competição, não elencar seus próprios pontos fracos, não estudar seus adversários, entre outros, esses detalhes fazem toda diferença quando estamos falando de performance. Já as distrações podem ser: eventos noturnos (as festinhas) que atrapalharam a qualidade do seu sono, amigos e parentes que não entendem o seu objetivo e lhe convence a fugir da dieta prescrita ou a sacrificar os treinos, essas distrações podem facilmente leva-lo ao fracasso.

O processo de Coaching Esportivo apoia o atleta a estabelecer suas metas com data, e resultado especificos em cada período, para que esses dados sejam utilizados como parâmetro de desempenho, assim o mesmo conseguira quantificar sua evolução e identificara se está no caminho certo, ou se há necessidade de reformular a estratégia inicial.

A estratégia deve conter um planejamento de como fazer e o que fazer para alcanças a meta e as submetas previamente estipuladas. Esse planejamento dá direcionamento as ações necessárias identificadas pelo próprio cliente (o atleta) durante as sessões, essas ações quando executas por várias vezes, são traduzidas em comportamentos, que o guiará ao sucesso em relação ao seu desempenho.

Os comportamentos podem ser exemplificados como: ingressar e manter uma dieta, lidar com reportes, com a torcida, manter o foco em momentos de pressão e etc. assim o próprio atleta começa a identificar esses comportamentos chaves, que quanto mais trabalhado e aperfeiçoado, mais próximo ele ficará dos resultados desejados.

Ao levantar todos esses recursos, o atleta se sente capaz de realizar as estratégias comportamentais durante a competição, estando preparado para enfrentar os desafios ampliando a sua percepção do jogo em si, identificando detalhes que antes passavam despercebidos, fazendo toda diferença em seu desempenho esportivo.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

  0   0

Adriano Betelli

Executive Coach

Life & Executive Coaching pela SLAC. Analista Comportamental DISC e ASSESS. Especialista em Administração e Marketing. Detém vasta experiência em PNL. Organizador do livro " Resultados através do Coaching" www.betellicoach.com.br (11) 96509-8474