Entretanto isso não me preocupa; pelo contrário, vejo como uma excelente oportunidade. Esclarecer as pessoas tem me feito amadurecer e evoluir como coach. Além de ser um grande treinamento, nutrir o público com informações corretas é uma satisfação muito grande.

Por isso, decidi escrever alguns artigos em forma de questionamentos para refletir como tem sido esse relacionamento.

Público-alvo: Rodrigo, afinal o que é coaching?

Eu: É uma metodologia de desenvolvimento de pessoas que, por meio de um processo claro e bem definido, age como apoio para o alcance de objetivos. Portanto, como processo, essa metodologia reúne atividades, técnicas e ferramentas que impulsionam o cliente a criar recursos e alcançar seu estado desejado, suas metas. Nesse processo o foco é a solução e não o problema.

Público-alvo: Ah legal...e como posso identificar um coaching de verdade?

Eu: Opa! Coaching não é uma pessoa, é um processo, você se lembra? Se alguém te der um cartão e disser “eu sou coaching”, desconfie! Essa palavra tem como tradução literal do inglês “treinamento”, que é uma atividade e não uma pessoa. Assim, o profissional que trabalha com esse processo é chamado, corretamente, de "coach", que tem origem no inglês com o significado de treinador, de técnico.

Público-alvo: Tudo bem, mas o coach parece um “consultor perfumado”?

Eu: Não, coaching e consultoria são atividades diferentes. Enquanto no coaching não há necessidade de se conhecer o cliente em sua intimidade e também seu histórico de vida, na consultoria esse diagnóstico é fundamental. O coach, diferente do consultor, não precisa ser especializado em uma área, já que seu papel é de facilitador do cliente para formular as soluções necessárias em várias áreas da vida. No coaching o cliente é capaz de encontrar um caminho de acordo com seu contexto pessoal e, com alta performance, vencer suas limitações e barreiras. Na consultoria, as soluções são propostas pelo consultor com base em seu conhecimento técnico e experiência. Nem sempre levam em consideração as peculiaridades da vida pessoal. Resumindo: o coaching não é melhor ou pior que a consultoria, apenas uma metodologia diferente.

No próximo artigo vou aprofundar um pouco mais esse tema para que você saiba identificar um coach de verdade e possa escolher a melhor metodologia para te apoiar.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo. 

  0   0

Rodrigo Rosa

Life Coach

Sou formado em Administração Empresarial pela UFRRJ, fiz MBA em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública pela FGV e me certifiquei como Master Coach pela SLAC. Desde muito cedo sempre gostei de interagir com as pessoas, o que foi determinante na escolha da minha profissão de coach.