Você acredita que quanto mais duro você for consigo mesmo mais longe vai chegar? Se sim, pense melhor, pois você pode estar minando seu potencial e sua autoconfiança!

É comprovado cientificamente que ao nos sentirmos muito repreendidos ou culpados por um erro, nosso corpo responde de uma forma que pode ser negativa para nossa saúde: o cérebro envia sinais para aumentar a produção de cortisol e outros hormônios relacionados ao estresse, que podem até nos ajudar a combater aquele momento de pressão, mas que, após longos períodos nesse processo, podem alimentar doenças e ansiedades desnecessárias.

Como agir então? Trate-se com o mesmo cuidado e gentileza que você trataria um amigo querido. Seja compreensivo e gentil consigo mesmo. Isso é agir com autocompaixão! Veja bem, não é autopiedade, porque não se trata de sentir pena de si mesmo. Evite ficar remoendo críticas autodestrutivas ou generalizações negativas, pois esse tipo de pensamento é altamente sabotador.

Pessoas que agem com autocompaixão aceitam que errar faz parte da condição humana e seguem em frente, superando momentos de fracasso com muito mais habilidade e cabeça erguida. Portanto, estão sempre rumo ao sucesso.  

Segundo pesquisas feitas pela americana Kristin Neff, a autocompaixão é capaz de aumentar a produção de oxitocina e opióides e diminuir o cortisol. Também foi constatado que ela melhora o sistema imunológico e aumenta a variação da batida cardíaca. Assim, a saúde mental e física, que vem de sermos mais gentis conosco, nos permite cuidar melhor das outras pessoas!

Portanto, evite diálogos internos negativos e destrutivos adote diálogos positivos e focados em uma solução, que te levam a aprender algo com o ocorrido para no futuro fazer diferente e melhor.
   
Se você acolheria um amigo querido com essas palavras, por que não a si mesmo? Precisamos, antes de tudo, ter um bom relacionamento interno conosco, para então, verdadeiramente, podermos dar o melhor de nós em relacionamentos com nossos próximos!

Transforme sonhos em realidade
Promova uma autodescoberta, com pontos fortes e aquelas a desenvolver. Dessa forma, você será capaz de se conhecer internamente e trabalhar de maneira mais eficiente com seus pensamentos e comportamentos.

Utilize o coaching para transformar a sua vida! Clique aqui e descubra alguns dos diversos benefícios do coaching



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.