Coaching: a motivação fazendo a diferença
Motivação é uma palavra que vem do latim “movere”, que significa “mover”. Segundo os dicionários, a motivação assume significados como: aquilo que serve de inspiração; estímulo; incentivo; ato de inspirar alguém; expor as causas ou motivos; o ato de motivar; uma exposição de motivos; conjunto de fatores que influenciam uma pessoa; uma energia que coloca em movimento o ser humano, que determina um padrão de comportamento (na psicologia); o princípio de uma ação voluntária e consciente (na sociologia).

Vamos nos ater a questão psicológica, que se refere tanto aos impulsos que “movem” as pessoas para buscar a satisfação de suas necessidades como ao desejo que faz com que as pessoas “se movam” para atingir seus objetivos futuros. 

A motivação é o que determina a direção a seguir rumo a um objetivo. Para a compreensão da motivação deve-se levar em conta os motivos emocionais, biológicos e sociais dos comportamentos.

Desejo? Foram encontradas mais de setenta sinônimos para esse termo: aspiração, querer, ambição, ânsia, gana, avidez, anseio, apetite, sede, propósito, capricho, arrebatamento, vontade própria.

Certamente já ouviu falar em muitos desses em coaching não é mesmo? O querer, o desejo e a vontade são fundamentais para o sucesso em qualquer área e são essencialmente imprescindíveis, cruciais, vitais, para o coach e para o coachee.

O coach deve verdadeiramente querer a melhoria do outro, se preocupar, se interessar, se importar. Se a sua motivação for grande em apoiar, fazer bem feito, em chegar ao resultado, suas chances aumentam.

Para o coachee eu diria que a motivação é fator preponderante, fundamental, afinal, trata-se de um processo de mudança de comportamentos e atitudes e para isso, ele tem que “mover-se”. Ninguém muda o que não quer”. 

A motivação pode acontecer através de uma força interior, que chamamos de automotivação ou motivação intrínseca, aquela que surge a partir de uma necessidade interna, um motivo pessoal. Há também a motivação extrínseca, gerada pelo ambiente que a pessoa vive, o que ocorre na vida dela influencia em sua motivação. Os dois tipos de motivação podem aparecer ao mesmo tempo.

A motivação é um elemento essencial para o desenvolvimento do ser humano, e o que se busca em um processo de coaching é exatamente isso, para coach e coachee, a oportunidade e possibilidade de crescimento, incremento, ampliação, propagação, projeção e expansão dos seus ideais pessoais e profissionais, da sua perspectiva de vida futura. 

E tudo isso é possível, começa e se desenrola simplesmente a partir de uma palavrinha: “motivação”.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.