Muitos profissionais responsáveis pela área de Recursos Humanos reclamam da liderança, os líderes reclamam de suas equipes, as esquipes reclamam dos processos e regras e de seus gestores e assim passam os dias e nada muda.

Muitas vezes o líder tenta auxiliar e motivar, mas acaba batendo sempre na mesma tecla, sendo apenas gestor, ou seja, fala de metas e bonificações, não desenvolve a criatividade, a autonomia e a capacidade sendo que o liderado precisa se sentir responsável por um algo mais, sentir-se no caminho de uma mudança comportamental, perceber que o líder confia em suas habilidades, etc.

Se você não entende de comportamento, não saberá lidar com ninguém. Pesquisas trazem que o líder precisa de 80% de suas competências relacionais. E atualmente como o líder desenvolve a equipe sem falar de processos, metas e dizer como deve ser feito? Como atingir um alto nível de engajamento e produtividade na empresa?

Veja a seguir alguns benefícios do coaching em relação a instrução do funcionário pelo gerente:

Produtividade


O benefício número um é com certeza o maior desempenho e produtividade! O processo de coaching coloca em ação o que as pessoas e equipes têm de melhor, algo que jamais a instrução, o direcionamento conseguirá despertar e muito menos manter.

Desenvolvimento acelerado


O coaching leva também a uma melhor aprendizagem, ao desenvolvimento acelerado, sem perda de tempo. O prazer e a retenção são mais significativos. Seria importante ter uma melhor aprendizagem e maior aproveitamento do tempo?

Relacionamentos melhores


Transforme sonhos em realidade
Tem conflitos na empresa? Apenas o fato de você perguntar mais que direcionar já valoriza mais a pessoa e a sua resposta. Quando você diz o que precisa ser feito, não há uma troca de informações, mas uma simples pergunta como, “O que você valoriza mais nesse projeto?” já levará os colaboradores a pararem para pensar a respeito, pois raramente eles perguntam.

Dê tempo


Outro ponto de extrema importância é dar mais tempo para o gerente. Os funcionários que são treinados, que acolhem uma nova responsabilidade, não têm que ser perseguidos, vigiados, liberando os gestores para desempenhar com mais qualidade suas reais funções, não precisando focar no operacional e outros pontos de menor importância.

Ideias Criativas


O ambiente de coaching propicia mais sugestões criativas de todos da equipe, sem ridicularizar nenhuma pessoa. Uma ideia criativa costuma desencadear outras que levam a solução de muitos problemas e a inovação.

Melhor uso das habilidades e recursos


Nós somos cheios de recursos e muitas vezes com a postura tradicional de direcionar, o gerente não acaba enxergando e desenvolvendo todas as habilidades ocultas e após o processo de coaching, com a mudança da postura o profissional começa a descobrir talentos não declarados na equipe.

Motivação


Funcionários mais motivados, e não pela questão financeira! A cenoura e o bastão perderam o sentido, e hoje as pessoas se motivam porque desejam um propósito maior e não porque precisam. Com o processo de coaching, as pessoas descobrirão a sua real motivação interna e pessoal.

Mudança de cultura


Os princípios do coaching sustentam um estilo de gestão da cultura de alto desempenho a que tantos líderes empresariais aspiram. Investir em uma cultura de desenvolvimento faz com que toda a corporação tenha melhores resultados.

Poderia trazer muitos benefícios e resultados obtidos através da metodologia coaching, que são extraordinariamente positivos, porque mostram que fatores mentais e emocionais são de primordial importância, e esse processo valoriza as pessoas e a capacidade de gerir a si próprio. 

Enquanto os gestores buscarem só desenvolver suas habilidades técnicas, não terão um bom resultado e não serão verdadeiros líderes para as suas equipes!

“No futuro, as pessoas que não forem coaches não serão promovidas. Gestores que forem coaches serão a regra.” Jack Welch



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.