Desenvolver uma liderança eficaz passa por desenvolver melhoria da competência necessária, no entanto é insuficiente. A competência é necessária para se chegar a cargos superiores sozinha não é o bastante, quando descrevemos as grandes lideranças, usamos palavras que vão além da habilidade, capacidade e competência.

A liderança compreende num desenvolvimento interno necessário conforme as características abaixo: 
 
- Autoconsciência e Honestidade

- Visão e Assumir Riscos

- Não ter medo e Abnegação

- Compaixão e Coragem

- Autenticidade e Propósito

- Humildade e Intuição

- Sabedoria, Paixão e Integridade
 
Todas essas características podem ser descritas como sendo qualidades de um líder, para que seja eficaz, mas que não têm haver com competência e habilidade, mas com seu caráter.

“O processo de desenvolvimento de liderança extraordinária é o mesmo processo para se tornar uma pessoa extraordinária.” Warren Bennis

A liderança vista por esse ângulo então é percebida em duas nuances: 1 - Uma externa em que se observa capacidade, competência e atitudes; 2 - Outra interna no qual se cresce e desenvolve como indivíduo.

Externamente, usamos todo nosso conhecimento, é onde a maioria dos líderes buscam ser excepcionais, onde a busca por excelência e o alcance de resultados pode ser vista e, então, reconhecida para obter cargos mais altos. Nesse ponto, investimos tempo e esforços até por uma questão política. Entre um alto desempenho e a política, sempre foque no primeiro sem esquecer do segundo, no entanto, a busca pelo alto desempenho não pode ser resumida ao âmbito externo. O que se pode ser observado externamente compreende:

- Conhecimento sobre liderança;

- Entendimento dos negócios;

- Gerenciamento de processos.

Porém, não se pode esquecer do desenvolvimento interno, o individual, que é um amadurecimento necessário para que a liderança seja eficaz, e compreende todas as características listadas anteriormente. São todas elas que não apenas impulsionam, mas alavancam e empurram o líder ao topo, mas o mantem lá.

O desenvolvimento interno é capaz de impulsionar o líder a ações e ao uso das habilidades pessoais. São os nossos valores, crenças e quem somos em nossa essência. Como nos blocos de gelo enormes, os temidos icebergs, o que está abaixo da superfície geralmente é maior e mais influenciador para os resultados que o que aparece acima da superfície.

Embora os líderes precisem de ajuda para aprender novas competências e habilidades, na maioria das vezes eles precisam mesmo é de ajuda e desenvolvimento no âmbito interno.

Um avanço interno geralmente resulta em grandes mudanças e eficiência em tudo o que se pode ser observado, sobretudo em enormes ganhos de desempenho.


Transforme sonhos em realidade

Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.