Ao longo de minha jornada, como funcionária em cargos de liderança no mundo corporativo e agora como coach, percebi o quanto o autoconhecimento é essencial para o desenvolvimento, seja pessoal ou profissional. Na verdade, acredito que uma situação está totalmente ligada a outra, dificilmente uma mudança no comportamento no âmbito pessoal não irá interferir no meio profissional e vice-versa.

Hoje percebo em cada coachee em meus processos de coaching, que mais 60% das queixas são de origem emocional, ou seja, como lidar com as emoções nas situações do dia a dia. Como lidar com meu chefe, como lidar com meus parceiros de trabalho, como lidar com minha esposa, como lidar com meu filho e assim vai.

O primeiro passo para termos o equilíbrio emocional tão desejado, deve ser antes de qualquer coisa, nos conhecer, pois, parte de como uma pessoa nos trata é o reflexo de como nós tratamos a outra pessoa. Compreender como funcionamos, como nos comunicamos, como agimos sobre algum tipo de pressão, faz com que comecemos a ter 50% do entendimento das situações que nos deixam abalados emocionalmente.

Para isso, existem algumas ferramentas e metodologias que podem nos ajudar a nos autoconhecer. Porém, para que isso funcione de maneira eficaz, precisamos estar realmente dispostos a olhar para nós mesmo com um olhar de fora um olhar de terceiro ou seja, com um olhar mais crítico. Isso pode ser difícil de aceitar e até mesmo doloroso, ou em alguns casos, engraçado! Pois começamos a nos perguntar, como não vimos isso antes, ou dizer “gente, sou assim mesmo”

O autoconhecimento nos traz 2 habilidades que, ao meu ver, são extremamente importantes:

1. A capacidade de se gerenciar em cada situação de possível desiquilíbrio emocional


Tanto nas situações onde você tem completo domínio, o autoconhecimento te dá a possibilidade de usar o que você tem de melhor para potencializar o que você precisa conquistar. Agora, para melhorar aquelas situações que você sabe que tem dificuldade, o autoconhecimento te dá a capacidade de trabalhar cada obstáculo de uma maneira mais eficiente, pois agora você tem conhecimento para identifica-la e enfrenta-la.
Transforme sonhos em realidade

2. Comunicação eficaz


Quando nos autoconhecemos, querendo ou não, percebemos o como nos comunicamos com o próximo, tendo esta percepção começamos a nos comunicar melhor, e a boa comunicação abre portas, janelas, ruas. Enfim, você passa a entender a necessidade do outro pois ouve mais, e então passa a se fazer entender, passa a influenciar as pessoas de maneira positiva, o que tende a fazer com que você gane aliados em seus objetivos.

O autoconhecimento nos traz muitas outras habilidades, mas as duas citadas neste artigo é o ponto de partida para um equilíbrio emocional.

Então, comece hoje a refletir sobre você mesmo e seus comportamentos, olhe para você de fora, analise cada situação e como foi o seu comportamento nela. Dessa maneira você começará a se perceber e então você poderá dar o próximo passo para alcançar o equilíbrio emocional.

Mas se quer algo ainda mais profundo, procure um coach, pois ele poderá te apoiar nesta descoberta!

 

Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.