De quanto em quanto tempo costuma refletir sobre a sua vida, suas conquistas e realizações?

Estamos sempre em busca de alguma coisa, mas você realmente sabe o que quer?

Quando questionado de quem somos nós, geralmente somos condicionados a dizer o que fazemos, estudamos, onde moramos etc… Mas o mais impressionante é que para chegarmos em qualquer lugar, precisamos saber exatamente quem somos, quais os pontos fortes e fracos, quais as limitações, o que nos motiva. Porém, todos nós sabemos que não é fácil falar sobres esses pontos, mas já parou para se perguntar o porquê? Simplesmente pelo fato de que não nos conhecemos! É isso mesmo! Sabemos muito pouco sobre nós. Estamos tão ocupados com a rotina diária que raramente paramos para analisar o que acontece dentro de nós. As coisas vão acontecendo e vamos seguindo conforme a maré nos leva, pelo simples fato que não sabemos quem somos muito menos o que realmente queremos.

“Conhece-te a ti mesmo.” Sócrates

Ao nos conhecermos podemos ter o controle de nossas vidas, eliminar tudo o que não nos faz bem e traçar exatamente o que queremos, isso porque começamos a enxergar a vida com mais nitidez. Descobrimos o que realmente nos faz bem, e a partir daí, nos tornamos conscientes do nosso verdadeiro eu.

Ao chegar nesse estado, perguntas como: Quem sou? O que estou fazendo aqui? Qual a minha missão de vida? Começarão ecoar na cabeça de modo que, enquanto não achar as respostas, nada mais fará sentido!

O processo de autoconhecimento dá autonomia sobre a sua vida, tornando-se seguro e permitindo observar tudo com clareza e controle sobre e situação.

Esse processo é continuo, e é muito provável que morreremos aprendendo mais de nós mesmos, até mesmo porque ao elevar a percepção do que realmente somos, começamos a desconstruir paradigmas e as mudanças são inevitáveis. Se você quiser impulsionar esse processo e entender um pouco mais sobre quem é agora, pode começar fazendo algumas perguntas a si mesmo:

Quais são os meus valores?
Qual sua melhor habilidade?
Qual hábito seu você mudaria?
Quais são as minhas qualidades?
Quais são as minhas capacidades?
Quais são os meus defeitos?
Quais são os meus medos, as minhas limitações?
Quem é o seu exemplo de vida?
Quais são os meus comportamentos?
Quais são as minhas ações?,
O que te dá motivação?
O que você mais quer?
O que você menos quer?
Qual foi a melhor decisão que já tomou?
O que você aprendeu de novo esse ano?
O que você mudaria na sua personalidade?
Por quais coisas na sua vida você é grato hoje?
Se não dependesse do dinheiro, você recomeçaria sua carreira? O que faria?
Qual sua maior vontade no momento e o que te impede de concretizá-la?
Quais são as minhas crenças, em quê que acredito?
Qual é a minha missão, qual o sentido da minha vida?
Convido-o a responder essas questões que ajudarão a conhecer melhor o seu eu superior, responda sozinho em um ambiente tranquilo.

Dedique um tempo a pessoa mais essencial na sua vida, VOCÊ!



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.

  0   0

Vivian Costa

Life Coach

Professional & Life Coach com formação reconhecida internacionalmente pela International Association of Coaching Institutes, Administradora de Empresas, Pós-Graduada em Gestão Estratégica de Pessoas e Membro da Sociedade Latino Americana de Coaching, Analista Comportamental Disc. Mais de 10 anos de experiência em cargos de Gestão de Pessoas.