Li a frase que compõe o título do artigo e constatei que é uma questão importante. Você sabe trocar o pneu de um carro, mas isso o qualifica como mecânico? Quando você sente febre, usa um termômetro e verifica sua temperatura, o qualifica como um médico ou enfermeiro?
 
Quando nos qualificamos em uma área profissional, entendemos as metodologias, os protocolos e as teorias que são a base da atuação profissional. 

Devo admitir que antes de estudar e me profissionalizar como coach, minha ideia era baseada em experiências passadas como palestrante motivacional e treinadora, acreditava que a metodologia coaching se resumia a essas duas esferas: motivar e treinar. Talvez você tenha essa mesma noção ao observar vídeos de “pseudocoaches” vendendo um ideal de vida perfeita, superpoderes, etc.
 
Vou dizer do que experimentei como cliente, como alguém que vivenciou o processo de coaching e agora está do outro lado da mesa como profissional. Encontrar alguém qualificado é de extrema importância, porque de verdade não é todo mundo que é coach! E por ter pessoas, às vezes bem-intencionadas e outras pessoas não tão bem-intencionadas assim, praticando o que acreditam ser o coaching vemos clientes desacreditados do processo ou que não conseguem nunca alcançar seus objetivos.
 
Transforme sonhos em realidade
Nem todo mundo é mecânico, nem todo mundo é médico e nem todo mundo é coach. Ter conhecimento sobre um assunto não nos qualifica como profissionais nessa metodologia, e por mais que você leia, veja vídeos no Youtube ou participe de palestras, ainda assim você não se qualifica como profissional. 

Você confiaria em alguém que lê artigos médicos na internet, vê séries televisivas e vídeos no Youtube para te tratar de uma enfermidade? Se a sua resposta for “não”, parabéns! Você é um indivíduo normal, em plena faculdade mental!

Nós não confiamos em quem não tem credibilidade, conhecimento técnico ou capacitação para nos atender naquilo que é verdadeiramente importante em nossas vidas. Então, porque ao buscar um coach para te apoiar no alcance de suas metas você não tem usado esse critério?
 
Você investe recursos, sejam eles tempo, emoções ou dinheiro, naquilo que é importante para você.  Não escolha de maneira imprudente, avalie, pondere e decida.
 
Atualmente o Brasil não conta com um órgão regulamentador da profissão de coach, mas existe sim escolas sérias formando profissionais com qualificações técnicas e internacionais. Alguns anos atrás, por exemplo, qualquer professor poderia dar aula de educação física, porém hoje apenas é permitido profissionais que se graduam nesse quesito. 

Então, o que desejo ressaltar é que existem profissionais sérios de coaching no Brasil, que podem trazer o suporte necessário para, que de maneira enriquecedora e transformadora, te apoiem no atingimento de vários objetivos, concretizando seus sonhos e alcançando suas metas.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.