Com o passar dos dias, de muito estudo, muita leitura complementar e envolvimento com o mundo coaching, me deixei levar e passei a acreditar numa perspectiva positiva do trabalho. Descobri que uma meta é sim alcançável e é alcançada aos poucos, um pequeno passo a cada dia, uma pequena tarefa que faz o coachee se movimentar e ir em direção a sua meta e ao seu desenvolvimento.

Eu achei que estava preparada para enfrentar as sessões e apoiar meus coachees da melhor forma possível. E talvez estivesse. Ou não. Ou nunca. O que eu não estava era para o atingimento de uma meta. E foi ótimo não estar, pois o prazer da surpresa foi indescritível. Ainda mais de um coachee extremamente focado na segurança e na zona de conforto. Ainda mais ter alcançado a meta na segunda sessão como o foi.

Confesso que, como no coaching, botei sob uma perspectiva crítica e, não sem deixar de acreditar um segundo sequer, imaginei que a meta aconteceria dentro ou talvez um pouco após o prazo definido pois era uma meta, como foi a dele, de grande impacto na vida de qualquer pessoa, que é vender o seu imóvel e comprar outro. E detalhe máster: nada ao acaso, tudo planejado e delineado dentro da sessão de coaching. O que aconteceu de diferente do planejado foi que a métrica encurtou de 7 meses para 10 dias. E sim, foi possível. E sim, bem estabelecido. E sim, realizou-se.

A emoção de ver um coachee sair da sua zona de conforto ainda que carregando medos e crenças limitantes, e ir se despindo de cada medo, de cada crença ao longo do processo e conseguir alcançar sua meta é o que realmente faz valer a pena dentro da profissão.

Portanto, para coaches recentes como eu mas que ainda não tiveram esse momento, quero deixar meu aviso: a hora vai chegar. E você não vai estar preparado. E é isso que faz ser fantástico. Para os coaches mais experientes, deixo a proposta de recordar: você se lembra qual foi a primeira meta alcançada que você apoiou? E da sua emoção?



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.

  0   0

Debora Rolim Albuquerque Canelas

Life Coach

Psicóloga com MBA em gestão estratégica de pessoas pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Atuação profissional diversificada: há 10 anos atuante na área de recursos humanos, com experiência no terceiro setor e clínicas de saúde mental e dependência química. Professional coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching. www.deborarolim.com