Durante minha formação de coaching apliquei a metodologia e também recebi de meus colegas. Uma das coisas mais importantes que exercitei ao receber o coaching foi focar no positivo. Como já disse em outro artigo aqui, o mundo nos condiciona a enxergar somente as coisas ruins de tudo. Dentro do processo de coaching fazemos o cliente praticar, e muito, a visão positiva que dará ao coachee uma ferramenta maravilhosa para o resto de sua vida. Ele, ou ela, passará a procurar algum “ensinamento” dentro do problema e com ele evoluir, pois sempre que se aprende algo evoluímos.

Já tive muitos problemas em minha vida, como qualquer pessoa, mas hoje em dia percebi que sempre que saio de um momento complicado, saio melhor que entrei. Percebi também que meus problemas anteriores foram desperdiçados, pois os momentos de dificuldade existem para nos transformar em pessoas melhores.

Passei por três meses terríveis esse ano. Fiquei doente, tive problemas com minha família e uma obra dentro de minha casa que era para custar R$3.000,00 e levar 20 dias, me custou mais de R$12.000,00 em 90 dias. Nesse período, paz e tranquilidade não existia por aqui, mas diferente de antes, em todos os momentos em que eu tinha que tomar uma decisão pensava em fatos e evidências além das perdas e ganhos. Percebi que o cenário que estava me forçaram a fazer coisas que já queria fazer, mas o comodato não me motivava a fazer. Quando tudo está bem, se não tivermos cuidado e força de vontade, a procrastinação se instala. O mesmo não acontece durante as dificuldades.

As pessoas ao meu redor estão impressionadas por ver que eu passei por tudo que passei e hoje estou melhor do que antes e consigo fazer coisas, como economia, por exemplo, que queria fazer há tempos mas empurrei para frente e não fiz.

Ao vivenciar através do coaching, tanto como coach ou coachee, o foco sempre no positivo desenvolvi essa habilidade. Sempre há algo a ser aprendido, nem tudo é cem por cento ruim. É extremamente importante parar, pensar e analisar a situação e desta forma buscar o ensinamento e o melhor e o mais racional caminho a se seguir.

Hoje em dia sempre, mas sempre mesmo, trabalho o foco na solução e não no problema, o foco no positivo e não no negativo nos meus clientes e família. Faça isso com seus clientes e com as pessoas ao seu redor mostrando para eles que buscar o lado bom das coisas transformará cada dificuldade em um degrau para se ir mais alto.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

  0   0

Julio Cesar de Oliveira Rondino

Life Coach

Professional Personal Coach formado pela SLAC - Sociedade Latino Americana de Coaching; Analista de DiSC Profiler, Professor de Inglês formado pela Wizard. Ator e diretor (teatro); Escritor e palestrante; Técnico em processamento de dados formado pelo Colégio Manuel Bandeira.