Todos que aspiram a alguma coisa nessa vida, desejam ter sucesso em seus planos e em atingir suas metas! Neste artigo, quero compartilhar com você 6 passos pra você alcançar o seu - Independente do que você está buscando e de como você está agora!

1. CONHEÇA A SI MESMA!
Mais do que saber o superficial sobre você, autoconhecimento é saber sobre si mesma de maneira profunda. Responda às perguntas abaixo:
1. Quais são os valores que direcionam a sua vida?
2. Onde você quer estar daqui a 10 anos?
3. Quais são as maiores qualidades que você poderá usar e abusar a seu favor?
4. Quais são as maiores fraquezas, nas quais você ainda precisa trabalhar e que afetam a sua vida?
5. Qual é sua missão e propósito de vida? O que você quer deixar nessa terra como seu legado?
Essas são apenas algumas perguntas que podem indicar o seu grau de autoconhecimento. Se você respondeu a todas as perguntas de maneira rápida e segura, parabéns, você se conhece muito bem! Mas se vacilou em algumas por não saber exatamente a resposta certa, ficou oscilando entre uma coisa e outra, pode ser um sinal de que você precisa se conhecer melhor. "Mas por que isso é importante, Sarah?" O autoconhecimento vai ser um dos pilares do seu sucesso. Se conhecendo, você está a frente, porque sabe exatamente o que usar a seu favor quando necessário (como criatividade, p. ex) e o que pode te atrapalhar de alcançar seus objetivos (preguiça, ex). Quando você se conhece, sabe MUITO bem onde quer chegar e POR QUE quer chegar, portanto a falta de foco e motivação deixam de ser um bicho papão. Você também sabe quais são os seus valores, que direcionam as suas atitudes, e tomará decisões que condizem com quem você é, e o ser humano que deseja ser.
Quando você se conhece, você sabe do que é capaz, e nada, nem ninguém, consegue te convencer do contrário. Você tem uma maior capacidade de filtrar as situações e opiniões alheias, sabendo receber críticas verdadeiras para o seu desenvolvimento e descartar críticas injustas e que só servem pra magoar e paralisar você. E assim, poderá seguir em frente se sentindo confiante do seu SUCESSO!


2. ACEITE-SE!
Agora que você já se conheceu mais profundamente e sabe sobre si mesma, é hora de se aceitar! E isso em várias situações:
1) seus defeitos - aquilo no que você é menos boa não põe em detrimento suas qualidades e não faz de você uma pessoa pior. Entenda os seus defeitos, como eles te atrapalham e trabalhe neles. Aceite-os como um desafio a ser vencido, encare-os de frente e VENÇA-OS!
2) suas qualidades - pois é! Tem gente que não assume pra si mesma o quão boa é em determinadas coisas e perde oportunidades porque não acredita no próprio potencial. Sabe aquela pessoa que você elogia e ela diz que não é pra tanto, que você está exagerando? Se você é essa pessoa, saiba que está perdendo a melhor parte - porque todos conseguem admirar você, menos você mesma. Dê a si mesma um crédito.
3) em relação aos outros - temos a tendência de ficar nos comparando com os outros e pensarmos "ah, se eu fosse como fulano", "ah, mas se eu fizesse o que fulano faz...", e entramos em conflito entre o que achamos que será bom só porque o outro "se deu bem" e o que realmente queremos fazer. Já parou pra pensar que provavelmente fulano é muito bom no que faz porque ele ama o que faz? Porque tem tudo a ver com ele, e a HISTÓRIA dele? Onde ele nasceu, o que ele ouvia, via, fazia a vida toda, colaborou, de alguma maneira, pra que ele seja bom naquilo (e na verdade você não sabe dos bastidores e do que ele passa pra estar ali). Só porque ele se saiu muito bem não significa que é o único caminho para o sucesso.
Então, me diz, qual é a SUA história? Ninguém quer ouvir um eco das histórias dos outros. Mostre o SEU diferencial. O que te faz única nesse planeta? O que você pode oferecer com o conhecimento, experiência e dons que você já sabe que tem? Acredite, o mundo está esperando pelo novo e pelo diferente!
Viva em paz com você mesma e com o caminho que está trilhando!


3. SONHAR!

Agora que você já sabe do que é capaz e aceitou que pode fazer grandes coisas com tudo que tem a seu favor... permita-se sonhar! Sonhar é natural do ser humano! Imaginar-se fazendo algo, colocando o seu plano em ação e visualizar como será a sua vida quando tiver alcançado aquilo que tanto quer, o que vai estar diferente e como você vai estar feliz e realizada faz BEM pra você, faz bem pra sua meta! É bem verdade que precisamos ser realistas na maior parte do tempo, mas sonhar alimenta algumas coisas dentro de você:

Motivação - Ânimo - Foco - Força de Vontade

Apenas lembre-se que se você identificou um sonho, ele deve imediatamente receber uma data para ser realizado, e um planejamento detalhado para que não seja apenas um sonho, mas realidade em sua vida!


4. EXPLORE SEU POTENCIAL
Você já sabe do que é capaz. Sabe no que é boa. Sabe o seu diferencial em relação aos outros, então, por que você ainda não está usufruindo dos dons, capacidades, habilidades e conhecimentos que tem?
Essa mania de menosprezar o que já temos (e focar demais no que ainda precisamos ter/ser) é algo em que DEVEMOS ficar de olho. Tenho falado bastante sobre isso - Ser grata pelo que você já tem e quem é hoje é o que irá alavancar você e abrir seus olhos pra um mundo imenso de possibilidades de ações que você pode tomar com o que você JÁ TEM e que irão te deixar muito mais próxima da sua meta/sonho!! Foque no seu objetivo e pergunte-se "Como eu posso usar habilidade/conhecimento X, pra alavancar meu objetivo Y?" Procure saber mais sobre o que você definiu como sua meta. Entenda todos os caminhos possíveis pra alcançá-la e faça um planejamento com base no que você pode usar a seu favor. Informe-se, veja como as outras pessoas que já tem o que você quer fizeram pra alcançar, e veja o que você pode fazer também. Espelhe-se em cases de sucesso, mas sem nunca esquecer de ser autêntica na sua caminhada. Você não tem que começar com os mesmos recursos que os outros, basta começar. Na sua condição hoje, com o que você tem hoje, sendo quem você é hoje!
Saiba que você já tem tudo o que precisa pra dar o primeiro passo - E está dentro de você!


5. ARRISQUE-SE!
Se você quer ser bem sucedida em seus empreendimentos, você deve saber que nada vai acontecer se não tentar. Você não tem como colher resultados, sem antes plantar. E se você não estiver disposta a correr riscos, não poderá reclamar depois que não vê resultados.
Não estou dizendo que você deve ser impulsiva e sair dizendo sim pra todas as oportunidades que aparecem, porque, sendo uma mulher inteligente, você vai estudar ao máximo as consequências dessa atitude que está considerando tomar. E quando a oportunidade CERTA aparecer (e você vai saber, porque vai analisar os ganhos e as perdas que terá se optar por ela), você deve aproveitá-la. Entretanto, existem alguns "paralisadores" comuns, que resolvi denunciar a você:
A) Medo de fazer algo desafiador - Fazer algo que te desafia irá motivá-la, e fazer com que se sinta preparada e forte o suficiente pra seguir em frente. A confiança em 100% que você está esperando pra agir não virá antes de você se arriscar, mas sim quando você entrar em ação.
B) Exposição - As pessoas se expõem o tempo inteiro umas às outras. Pense em 3 pessoas bem sucedidas. Agora me diga, você acha que elas chegaram onde chegaram sem se expor? Se você não mostrar a que veio, e não EXPOR seus conhecimentos e capacidades NINGUÉM saberá que você os tem. Então vá em frente e lute pelo seu lugar no mundo!
C) Medo de não dar certo - Se você tem medo de seu plano não dar certo, saiba que é um risco que você e todos que querem alcançar alguma coisa correm. Você já tem o NÃO de qualquer jeito. Vá atrás do SIM. Se você colocar seu coração e der o seu melhor no que está querendo, você aumenta suas chances de fazer dar certo. E se mesmo assim der errado, saiba que você já está muito a frente de quem nunca tentou. Você terá superado a si mesma e ao medo, e isso por si só já é incrível!
D) Ser criticado - As perdas e os ganhos do que você faz, é você quem vai sofrer. O investimento de tempo, dinheiro, etc, é você quem vai fazer. É o seu sonho, a sua meta que está em jogo. É o seu futuro, a vida que você almeja pra si. Coloque isso numa balança, e juntamente o medo da crítica. O que é maior?
Siga os seus sonhos!


6. TENHA PACIÊNCIA!
Chegamos ao último passo, tão importante quanto os outros, e talvez até mais. Porque se você não exercitar esse aqui, é bem capaz de você colocar todos os outros a perder, por conta dessa coisinha que é... Saber esperar.
Em primeiro lugar - Tenha paciência com você mesma. É normal querermos abraçar o mundo em busca de resultados, querer aprender e fazer mil coisas ao mesmo tempo. Mas você é um ser humano, e não uma máquina. Faça uma coisa de cada vez, aprenda uma estratégia de cada vez. Não se force mais do que pode, porque não vai absorver o conteúdo como deveria, não irá aplicar como deveria, e adivinha? Não vai ter bons resultados, o que vai te frustrar. Percebeu? A ansiedade de fazer uma coisa boa e ter bons resultados pode te levar ao caminho OPOSTO. Então sempre tire um tempo pra descansar, se divertir e estar com quem você gosta.
E em segundo lugar, tenha paciência com os resultados. Não desista porque não deu certo na primeira tentativa. Observe o que não está sendo tão eficaz e se você perceber que é necessário, mude a estratégia. Aprimore-se.
Saiba esperar o tempo certo das coisas. Você que está iniciando algo DEVE saber que você precisa criar uma base para o sucesso. Ao construir uma casa, é possível colocar o telhado sem antes ter construído o alicerce? Da mesma forma, saiba que o sucesso virá, mas não antes de você construir o alicerce da sua casa.


BÔNUS: um passo a passo pra você alcançar o seu sucesso!
1. Defina o que exatamente é sucesso pra você. É ter X clientes? Ter X na conta? Definir isso vai te ajudar a lutar por algo palpável, tirando a desmotivação e procrastinação.
2. Quando você quer alcançar isso? Defina dia, mês e ano. Esse tempo é plausível pro que você deseja alcançar? Parabéns, agora sim você tem uma meta.
3. Quais caminhos você pode tomar pra alcançar sua meta? Tenha sempre mais de uma opção.
4. Escolha um caminho e desmembre-o em ações que você tomará pra chegar onde quer. Depois da lista pronta, entre em AÇÃO!