Quando conectamos este ato inconsciente com os gatilhos ou ativadores mentais, adquirimos aliados importantes. Os gatilhos, são ferramentas de persuasão que viabilizam abordagens mais concisas no processo de vendas e na comunicação com seus clientes.

Abaixo vamos relacionar 5 gatilhos importantíssimos que lhe ajudarão a alavancar seu relacionamento com seus clientes e potencializar suas vendas, lembrando sempre que a ética deve prevalecer.

ESCASSEZ:
As pessoas costumam dar mais valor àquilo que é escasso. Isto porque o inconsciente coletivo costuma associar que, quanto mais difícil for conseguir determinado objeto de desejo, mais raro e valioso ele é.
Isso acontece porque seu cliente será movido pelo medo inconsciente de perder uma oportunidade que talvez seja única e naturalmente tomará uma decisão de forma automática no ímpeto de garantir o ilimitado.

ANTECIPAÇÃO:
A antecipação mexe com as nossas expectativas em relação ao futuro. Algumas pesquisas indicam que projetar o futuro e o apresentar às pessoas ativa partes do cérebro conectadas à felicidade. Provavelmente porque o futuro é incerto e nos sentimos confortáveis com perspectivas positivas. Faça uma planejamento prévio do lançamento do seu produto e comece a fazer a divulgação, soltando informações ou dicas, semanas ou meses antes do lançamento.

URGÊNCIA:
É um ativador muito efetivo porque uma das piores sensações para o ser humano é a impossibilidade de escolher. Você pode usar palavras e expressões que demandem uma resposta comportamental instantânea, como: “Só até hoje”, “Sua última chance”, “Hoje é o último dia”, “Imediato” e “Agora”.

AUTORIDADE
Mostre que você entende bem sobre aquilo que se propôs a escrever ou explicar e posteriormente vender. Logo, antes de oferecer qualquer produto pago ao seu público, ceda materiais úteis e gratuitos. Demonstre às pessoas que você tem experiência no assunto, adquira a confiança delas e a autoridade será uma consequência.

RECIPROCIDADE:
Temos a tendência natural a querer retribuir àquilo ou àquele que nos agrega valor de algum modo. Sempre que possível ofereça materiais gratuitos para seu público. Até quando for vender algo, dê uma amostra grátis do seu produto ou serviço. Assim, a pessoa ficará com a sensação de que precisa retribuir de alguma forma, seja cadastrando o e-mail na sua lista ou mesmo comprando um de seus produtos.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.

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Silvia Bez

Master Coach

Compôs a liderança comercial de empresas multinacionais e nacionais. Trabalhou em empresas como: Banco Bradesco, Ponto Frio, Ambev, Brasilbrokers. Com mais de 30 anos de experiência em vendas já atendeu com treinamentos e palestras mais de 3 mil pessoas, levando-as com maestria,através da Paixão em Vender, ao sucesso pessoal e profissional.