Não! Com planejamento e organização, tudo é possível. Mas antes, você deve se perguntar quanto precisa ganhar para ser financeiramente independente. Esta resposta é muito pessoal, pois cada pessoa tem um estilo de vida, mas o que observamos em comum, é que certamente sua meta será atingida com maior facilidade quando for quantificada.

Por este motivo, separamos 3 dicas que te ajudarão nesta caminhada, de acordo com o valor que você precisa para atingir a sua independência financeira:

Faça uma tabela financeira
Saber o quanto você ganha e o quanto você gasta é essencial para a sua saúde financeira, mas isso não basta! Você precisa anotar cada gasto que possui para gerenciar exatamente com o que seu dinheiro é gasto. Quando você coloca tudo no papel (ou na planilha/aplicativo), pode se surpreender com o impacto do seu cafezinho de todo dia, por exemplo, em sua conta mensal.
Com esta atitude você entenderá quais gastos são supérfluos e podem ser cortados ou ajustados em sua rotina.

Guarde algum dinheiro para emergências
Emergências acontecem: o carro quebra, pessoas perdem o emprego…o futuro é incerto. Mas você pode se programar para estar preparado e enfrentar a dificuldade da melhor maneira possível. Sempre guarde parte do dinheiro para esses imprevistos.
Não adianta se organizar e na hora da dificuldade pegar um empréstimo com juros abusivos e perder todo o trabalho já feito.

Não seja impulsivo
Tenha o pé no chão e viva de acordo com a sua realidade financeira. Se você quer fazer aquela viagem dos sonhos, pesquise com calma o valor, pense qual seria a melhor época (custo-benefício) para realizá-la e faça as contas de quanto tempo você precisa para juntar o dinheiro necessário. Pense talvez na possibilidade de complementar a renda trabalhando como freelancer ou fazendo hora extra, por exemplo. O importante é você pensar no passo a passo para conseguir realizar o seu objetivo e se organizar para isso.

Uma constante em todas as nossas dicas é a organização e planejamento necessários para o sucesso da independência financeira. Com isso você pode ver o que realmente está funcionando para a sua meta e o que precisa ser melhorado. Além disso, é sempre bom pensar no passo a passo para atingir o seu objetivo. O segredo é sempre pensar antes de agir!



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.

  0   0

Thais Romaro Leite de Campos

Life Coach