E o que faz um profissional se sentir feliz em seu trabalho? Certamente, há um "algo mais" que o diferencia. Como encontrar uma carreira que lhe traga satisfação e felicidade? Ou melhor: Como se encontrar na carreira? Este é o grande desafio, que se traduz em uma caminhada repleta de aventuras, erros e acertos, vitórias e frustrações, mas que, ao final, nos recompensa com a conquista de uma trajetória profissional de sucesso, alinhada ao nosso propósito de vida: este é o "algo mais".

Entenda como os 10 Passos para alcançar uma carreira com propósito lhe ajudará nesta caminhada!

1º Passo - Busque o autoconhecimento 
"Decifra-me, ou devoro-te”, já dizia a lenda da esfinge. Entenda quais são suas fortalezas e limitações e como elas impactam você, as pessoas e o ambiente à sua volta. O aspecto comportamental é fundamental para o sucesso na carreira. Além da própria experiência de vida e do convívio com as pessoas que podem ajudá-lo, há outros recursos, tais como terapia, coaching e também testes que fornecem uma análise comportamental do seu perfil. Autoconhecimento é um processo, não se alcança de um dia para outro. Exige trabalho, dedicação e, definitivamente, não é para aqueles que adoram permanecer em sua na zona de conforto.

2º Passo - Foque em suas fortalezas
Muitas vezes, nosso excessivo olhar crítico nos habitua a enxergamos somente as nossas limitações. Reflita: quando está trabalhando, onde está o seu foco? Nas competências que lhe favorecem ou nas competências que lhe desfavorecem? Concentre sua atenção em seus dons, capacidades e recursos (técnicos e comportamentais).Quais são seus pontos fortes ou vantagens competitivas em relação aos demais? Quais são seus talentos únicos, o que você tem de melhor para oferecer? Quais são suas melhores competências? O que os outros dizem positivamente de você?

3º Passo - Exerça suas fortalezas
Não basta saber que tem fortalezas, é preciso utilizá-las a seu favor. O que você mais gosta de fazer? O que te energiza? O que te alimenta? O que te faz bem? Quais são os seus momentos de flow,onde você se sente pleno, satisfeito e feliz? O que te move? Em sua trajetória de vida profissional e pessoal, quais foram suas principais realizações e conquistas? E daqui para frente, que ações você pode implementar para potencializar seus pontos fortes e conseguir resultados através deles?

4º Passo: Descubra sua missão
A missão está vinculada com o nosso propósito de vida e em alcançar um “bem maior”. Qual o legado quer deixar para a humanidade? Se questione o porquê está no mundo e como pode contribuir com as pessoas. Tem a ver com suas fortalezas e como você pode utilizá-las para ajudar os outros. Definir a missão é a parte mais fundamental, pois ela traduzirá sua essência, baseada em seus principais valores e crenças, ou seja, naquilo que você realmente acredita. Reflita sobre: quem você quer SER na vida?

5º Passo - Defina sua meta estratégica
A meta estratégica é a sua visão: aonde você quer chegar? O que busca para sua carreira? Onde (lugar, espaço, local) e como (profissão, cargo, trabalho) você se vê daqui a 5, 10 anos? Se projetando para o futuro, o que está realizando lá? O que conquistou? Após a meta estratégica definida, estratifique-a em “submetas”, que representarão os indicadores de sucesso ou aqueles passos que, ao alcançá-los, serão evidências de que estará evoluindo em direção a sua meta maior.

6º Passo - Faça o planejamento da sua carreira
Chegou a hora de planejar sua carreira. Planejar significa organizar e colocar prazo em cada uma das submetas que você criou. As submetas representam etapas para chegar ao objetivo final. É o momento de definir quais estratégias e ferramentas você precisará para o alcance das metas. Estruture as etapas em ordem de prioridade. Defina: quais os degraus precisará subir, ou até descer, para pegar impulso e subir novamente? Dedique tempo a este processo. Este será o seu “Mapa da Mina”, o "Caminho das Pedras" para chegar lá.

7º Passo - Faça um plano de ação
O que você precisa para conquistar a primeira submeta? E as demais? O que, onde, como e quando? Avalie quais os recursos técnicos,comportamentais e financeiros você utilizará. Quais você já tem? Quais ainda não tem e como fará para alcançá-los? Defina prioridades. Verifique se há necessidade de desenvolver competências que impactarão positivamente no alcance das suas metas. Procure desenvolvê-las através de um processo de Coaching de Carreira. Destrinche este plano de ação em ações imediatas, semanais, mensais e trimestrais.

8º Passo - Faça alianças
Estabeleça alianças e parcerias com pessoas influentes no campo de atuação que você busca. Converse com pessoas que já chegaram lá, compartilhe ideias com elas, ouça suas histórias e o que elas têm a ensinar-lhe. Estreite laços com aqueles que acreditam em você e no seu trabalho. Considere também a utilização, de forma produtiva, das redes sociais.

9º Passo - Foco na meta
Durante esta jornada, você enfrentará desafios, conquistas e frustrações, circunstâncias favoráveis e desfavoráveis. Não se deixe dispersar, mantenha seu foco na meta e na satisfação ao subir cada degrau, ao dar cada passo. A trajetória é o que dará mais significado ao seu processo rumo à conquista da meta.

10º Passo - Persista
Transforme sonhos em realidade
Trabalhe com planejamento, foco e resiliência. Estas competências lhe ajudarão a persistir no caminho. Não desanime perante os obstáculos. Lembre-se do por que e para onde quer ir, de qual é a sua missão ou o seu propósito de vida. Olhe para frente e siga caminhando!

Enfim, passei por todos estes passos em meu processo de transição de carreira, onde, após 16 anos em RH de empresas, escolhi empreender e fazer a gestão do meu próprio negócio.  Hoje, sou coach de carreira e possuo a missão de "apoiar as pessoas em seu processo de transformação, através do método de coaching, possibilitando que suas metas estejam alinhadas com seu propósito de vida."


Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.