Quando falamos de equipes independente de qual ramo de atividade, classe social ou empresa, automaticamente incluímos a pessoa responsável por todos. Muitos chamam de gerente, coordenador ou supervisor...

Qual é o perfil desse responsável? Qual é o seu perfil? Chefe ou líder?

No cenário de hoje o chefe toma as decisões sozinho não respeitando a equipe, costuma usar bastante o verbo " mandar ", fala mais que escuta não se importando com o que está a sua volta e não admite seus erros. Este perfil é muito encontrado independente da área que atua.

Falando de um líder, perfil completamente oposto, pensa em desenvolver sua equipe respeitando a individualidade de todos os LIDERADOS, jamais subordinados! Um bom líder trata a todos com cordialidade, respeito e entende que seus liderados somam forças para alcançar as metas em comum, além de mostrar o caminho seguindo junto com sua equipe, suando e batalhando da mesma forma.

Respeitar e dar bons exemplos é a alma do futuro líder. Sendo assim façam com que seus liderados sigam você naturalmente, mostre respeito, desenvolva suas competências e dê mérito aqueles que merecem por sugerir ideias inovadoras, vestirem a camisa da sua empresa, darem o coração e tempo principalmente. Desenvolver pessoas é uma qualidade importantíssima para a evolução pessoal da equipe, do líder e da empresa em si.

A troca de experiências entre eles será o aprendizado único e trará solidez naturalmente. Como líder, se envolva, converse, ouça e toque o coração de toda sua equipe com boas atitudes mostrando valores. Este na qual precisa deixar claro e evidente quais são esses valores que você possui e quer desenvolver no próximo.

Liderança se conquista, não se impõe... Diga para cada um da sua equipe que valoriza sua inteligência, que preza pelo seu bem estar, que vai ajudá-lo sempre quando precisar e principalmente aprenda com eles todos os dias. Bons exemplos desenvolvem cada dia mais o líder e liderados.

Com o tempo você verá o nível de respeito e principalmente de seguidores, os antigos liderados, se transformaram em algo superior pois os mesmos agora DEFENDEM você como uma família.

Como uma alcateia e seus leões prontos para agirem em prol de uma meta. Com sangue nos olhos motivados por alguém capaz de mostrar o que é melhor e lutar junto. Torne-se este leão e rumo aos objetivos, pois nada lhe impede de começar agora a mudar e mostrar seus valores.

Quer ser um líder de respeito? Faça por merecer sem pedir nada em troca pensando primeiramente nos outros e não em você mesmo. Sucesso a todos!



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

  0   0

Leonardo Rangel de Mesquita

Professional Coach pela SLAC , Mba em Gestão de Negócios pela FGV, Formado em Tecnologia da Informação pela Unicarioca, Formado pela Infnet em Cobit / ITIL Foundations , Formado em Gestão de Projetos pela Infnet. Empresário e empreendedor. Contato: coach@leonardomesquitta.com