Procrastinar é a arte de adiar decisões importantes que deveriam ser tomadas imediatamente. Se você se sente culpado por adiar uma tarefa ou não obter o rendimento esperado, você está procrastinando. É da natureza humana fazer as coisas sob pressão, entretanto quando essa atitude começa a influenciar negativamente, fazendo com que você perca energia e tempo, é hora de se preocupar.

Procrastinar é uma das formas do indivíduo se autossabotar. Fomos condicionados, em algum momento de nossas vidas, a pensar e reagir aos problemas desta maneira, deixando-os para depois. 

De que modo superar isso? Ao identificar o problema, a busca por suporte profissional é a chave. O coach se encaixa perfeitamente nestes casos, trazendo o suporte para que o cliente seja capaz de buscar as soluções, contando com ferramentas para planejamento e execução de metas e objetivos em tempo hábil otimizando suas atividades.

Visão de Futuro


A primeira questão a ser definida, antes de qualquer passo a ser dado, é a visão de futuro. E, acredite, muitas pessoas escolhem a autossabotagem e a procrastinação pela simples falta dessa visão.

De forma prática, imagine você chegando a uma cidade nova e precisa ir a um determinado hotel. Alguém que está a sua espera liga, perguntando seu paradeiro. No entanto, você não sabe informar a rua, o bairro ou se quer um bom ponto de referência para orientar sua localização. Seria possível chegar em algum lugar sem saber o destino exato que você vai? Será que alguém consegue lhe dar auxílio, se nem mesmo você sabe a direção a seguir?

E é exatamente a resposta para estas questões que é a visão de futuro: é quando você sabe para onde quer ir, é o objetivo claro que tem que estar traçado em sua mente. E um dos papéis do coach é te apoiar para que você tome consciência dessa visão.

Procrastinação e autossabotagem: quais as diferenças?

Transforme sonhos em realidade

Procrastinação é quando você está sempre adiando as pequenas atividades que teria que realizar para alcançar o seu objetivo.

Já a autossabotagem pode ser identificada como conflitos internos, que você simplesmente não consegue resolver, nem se desfazer deles.

Como utilizar o Coaching para resolver essas questões?


O coach trabalha a procrastinação e autossabotagem de maneiras separadas e diferentes. Na autossabotagem, o coach fica atento para identificar frases negativas que o cliente diz a si mesmo, que se revelam como obstáculo para conseguir o objetivo, dando suporte ao cliente para que ele tenha pensamentos facilitadores, e não limitantes.

Na procrastinação são traçados alvos, tarefas indispensáveis para o alcance das metas. Se um desses alvos não for cumprido, seu objetivo certamente não será alcançado. O cliente precisa ter consciência clara das intenções. Precisa ter clareza se os objetivos escolhidos são mensuráveis.

Quais os benefícios?


Imagina quais sensações pode ter alguém que realiza grandes sonhos, como a compra da casa própria, ou fazer cruzeiro pelo Atlântico, se tornar jogador profissional no time do coração, ou alcançar o sonho da carreira musical.

Se você para de procrastinar e autossabotar, será incentivado a querer sempre mais e terá o desejo de conquistar tudo aquilo que antes parecia impossível. 



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.