No decorrer dos séculos tem se discutido sobre o comportamento humano e suas atitudes, principalmente em situações de estresse. Os gregos, por exemplo, acreditavam que os comportamentos estavam relacionados aos elementos da natureza (água, ar, fogo e terra). 

O grande desafio é explicar as respostas emocionais das pessoas, pois cada indivíduo tem diferentes respostas a um mesmo estímulo. Quando se pensa no meio corporativo os resultados na maioria das vezes sobrepõe as pessoas, mas são elas que trazem os resultados. 

Atualmente contratar somente por habilidades técnicas é um erro inadmissível e deve-se ter um olhar para o comportamento, pois o colaborador pode não se adequar ao cargo ou função para qual foi contratado e consequentemente aumentar o absenteísmo e o turnover, reduzindo a produtividade e lucratividade da organização. 

E como entender isso? Como fazer a melhor entrega de produtos e/ou serviços se os resultados estão diretamente ligados as pessoas e seus comportamentos? Como identificar esses comportamentos de forma assertiva e pontual? 

A resposta é que muitos não conseguem entender ou identificar os comportamentos. Existem diversas ferramentas que propõem avaliar e mapear os tipos de comportamentos, contendo fundamentação teórica e científica, diferente da gama de alternativas que não são validadas e comprovadas cientificamente.

Essas ferramentas fazem uma mensuração dos resultados obtidos, fazendo com que a empresa utilize os dados para recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de clima organizacional, gestão de conflitos, dentre outras alternativas, para alavancar seus resultados e também o aumento da produtividade, que será refletido nos lucros da empresa. 

Veja 5 dicas para identificar a ferramenta adequada para a organização:


2 – Averigue se estes estudos estão adequados para a realidade de nosso país;

3 – Identifique cases reais que foram realizados através desta ferramenta;

4 – Saiba se o profissional / empresa que está ofertando a ferramenta é habilitado e certificado para aplicação;

5 – Tenha bom senso, pois os resultados através de comportamento são efetivos, porém não imediatos, não se iluda com promessas fantasiosas.



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