Não existe ausência de foco e sim foco no lugar errado! 

Em tempos digitais, acabamos tendo mais oportunidades de direcionar o foco para o lugar errado e perder tempo com o que não é tão importante. Então, como lidar com a dispersão e produzir mais e ter melhores resultados?  

Para começar a lidar com a dispersão, o remédio é saber o que você quer e não quer, além do propósito envolvido na área que você gostaria de ter mais foco. Pergunte-se: Sabendo o que eu quero, qual é a motivação em querer isso?

Por exemplo, sua meta é ser promovido? Fazer a diferença na sua empresa? Ajudar as pessoas? Comprar uma casa?

Pense um pouco e descubra a real motivação que lhe engaja fazer o que você quer. Trabalhamos muito melhor quando entendemos a causa envolvida. Fazendo isso, você diminui a dispersão, é o famoso brilho nos olhos!

A qualidade do foco eleva a capacidade de fazer mais e de melhorar seus resultados. 

E para produzir mais e ter melhores resultados responda: O que é produzir mais e ter melhores resultados para mim? Como posso produzir mais e melhor imediatamente? Como posso ter mais qualidade e foco no que eu faço? Se fizer isso, em quanto tempo chegarei no meu objetivo? 

As perguntas certas direcionam e potencializam o foco. No entanto, se você se perguntar por que não consegue isso ou aquilo, a sua mente acessará as gavetas do fracasso, dissipando o foco e criando um estado emocional ruim. 

Respondendo as perguntas certas você conhecerá seus indicadores de qualidade e de crescimento. Você transforma esses indicadores em FOCO, através dos papéis.

É importante você exercer o papel certo em relação ao seu objetivo para garantir o foco e um bom resultado!

Na prática seria assim: Se seu objetivo é passar no concurso público, os indicadores de qualidade para melhorar os resultados poderiam ser estudar mais 2 horas por dia, preparar o ambiente e planejar os conteúdos. Esse é só um exemplo, os indicadores sempre devem ser definidos por você visando sempre melhorar os resultados. Feito isso, você só precisa assumir o papel certo que nesse caso é de estudante. Você não pode ser estudante no trabalho, ou na frente de uma TV (entretenimento)! 

Exercer o papel certo, aumenta a clareza (foco), pois você assume apenas o que é seu e trabalha em cima dos indicadores de qualidade e de crescimento (lembra das perguntas?).

Isso é foco de qualidade, é o melhor método de produtividade.

É agir como uma flecha. Faça o teste!
 


Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.