Importância do coaching para empresas

O processo de coaching está em franca expansão. Organizações em todo o mundo submetem seus executivos a essa metodologia, pois estão seguras de extrair vários atributos desses profissionais em benefício da empresa.

Os principais são aumento de produtividade, desenvolvimento da inteligência organizacional, assertividade das equipes, foco para a solução de conflitos, redução de estresse, melhor envolvimento e comprometimento e melhor performance.

Essa procura tem fomentado demanda interessante no mercado de coaching, que ainda é carente de profissionais no Brasil. As pessoas que mais contratam um coach são empresários, consultores, psicólogos, executivos de departamento de recursos humanos, gerentes, profissionais de vendas, consultores de carreiras, gerentes de projetos, escritores, artistas e pessoas envolvidas em processos criativos.

Objetivos com a contratação do coaching executivo

Entre as prioridades dos clientes, constata-se que a procura maior é por disposição, otimismo, flexibilidade nas relações pessoais e nos negócios, amor, criatividade, compromisso, melhoria na comunicação, eficiência nos processos, integração e organização.

Eles conseguem encontrar uma série de benefícios que tornam o coaching cada vez mais atraente, enxergando metas mais gratificantes, resultados mais rápidos, clareza de ideias. É possível aumentar a fonte de renda com realizações profissionais mais significativas e compensações pessoais tangíveis, além de melhorar a capacidade de lidar com os problemas.

Vale lembrar que Albert Einstein dizia que não se resolve um problema com o mesmo tipo de pensamento que originou o problema. A solução requer uma nova maneira de pensar e agir.

Normalmente quando as pessoas pensam em um problema, elas imaginam uma situação que não gostam, mas manter o foco naquilo que não querem dificulta que se encontre uma saída.

A atuação do coach

O coaching apoia as pessoas a focarem constantemente na solução. Se não ter o que deseja for um problema, mas você se sentir confortável com aquilo que possui, não tem um problema, pois se acomodou com o que tem. Mesmo não gostando, não tem motivação para tomar uma iniciativa de mudar a situação.

A solução é identificar como problema a distância entre o que você tem e aquilo que você deseja, empenhando recursos pessoais para progredir em direção do estado desejado.