3 dicas para liderar uma equipe

A liderança de equipe é uma tarefa complexa, que requer habilidades técnicas para gerir colaboradores e capacidade para desenvolver os liderados, atendendo as expectativas pessoais e profissionais da empresa.

O ideal é que o líder não seja muito formal, alivie as tensões do ambiente de trabalho, faça reuniões e encontros informais, elimine as burocracias, avalie tudo o que pode ser melhorado ou eliminado e agilize os processos de decisão, encarando as coisas de maneira imparcial, considerando todas as alternativas.

Confira 3 dicas essenciais para líderes de sucesso:

• Prever riscos e sempre olhar à frente

Um bom líder se esforça para entender o mercado, a concorrência e os impactos socioeconômicos. Analisar esses fatores possibilita visão sistêmica e de longo prazo, imprescindível para a elaboração de um planejamento robusto e consistente, livre de superficialidades e imediatismos.

Isso evita decisões equivocadas, que podem comprometer a própria competitividade do negócio.

• Gerenciar crises

A economia mundial é volátil, nem mesmo os mercados mais desenvolvidos e de solidez financeira estão livres de crises econômicas, desencadeadas por fatores internos ou externos.

Contudo, o que diferencia as organizações bem administradas é a habilidade de gerenciar essas turbulências, cenário onde o líder tem papel fundamental, afinal uma das principais obrigações dos gestores é garantir os resultados, evitando perdas, ameaças e danos à imagem corporativa.

O líder precisa ter conhecimento, experiência, criatividade e, em especial, senso de oportunidade.

• Planejamento estratégico

Um bom planejamento de metas é o que orienta os trabalhos de uma equipe. Esses planos devem passar por revisões e readequações periódicas, para se manterem alinhados à realidade do mercado e ao cenário econômico em geral.

Muitas vezes, também é preciso incluir planos de contingência e novos projetos, garantindo a coerência de todas ações e decisões que envolvem os colaboradores.

Coaching como ferramenta de gestão de pessoas

É importante salientar que o coaching apoia os líderes a potencializarem suas habilidades e capacidades em gerir e desenvolver pessoas, de modo a motivar constantemente seus colaboradores na busca por resultados.

Ao adotar o coaching nas organizações, principalmente na liderança, os processos de trabalho serão maximizados, pois o líder vai apresentar aos seus colaboradores uma visão ampla das atividades, delegar responsabilidades, motivá-los e conduzi-los, atingindo assim os resultados esperados em um curto espaço de tempo, atendendo tanto expectativas pessoais como profissionais.