Normalmente uma entrevista para o cargo de vendas ou gestor de vendas tem sempre uma pergunta direcionada e mais específica relacionada ao aumento das vendas, por exemplo: como você pode aumentar a venda de um determinado negócio?. Muitos entrevistados travam no primeiro momento, depois começam a lançar as suas estratégias de forma muitas vezes desordenadas. Porém, estrategicamente falando, podemos considerar que, para possibilitar o aumento de vendas, três aspectos importantes devem ser observados:
1) retenção da carteira de clientes; 
2 ) ampliação da sua base de clientes (clientes entrantes); 
e a mais assertiva 3 ) a conjugação de ambas. 

Claro que essa estratégia muda para cada perfil de negócio e está relacionada ao portfólio de produtos e outras variantes. Cada negócio é cada negócio e não existe um padrão ou fórmula justa, contudo, todos precisam da pessoa mais importante: O CLIENTE.

É comum afirmar que o maior patrimônio da empresa é o cliente. E é mesmo! Sabendo disso, podemos perguntar:  como cuidar melhor desse patrimônio tão valioso?. Essa pergunta pode remeter a diversas opções/respostas e todas elas serão verdadeiras. Definir a ação mais específica pode passar por avaliar o nível de satisfação do cliente. Por exemplo: como anda o trabalho de pós venda na sua empresa - ele existe ? O serviço de atendimento ao cliente (sac) é eficiente e atende a expectativa, etc. Como diz um velho ditado: “O maior trabalho de um advogado no tribunal é fazer o júri gostar do seu cliente” . 

O maior trabalho do time de vendas é fazer o cliente gostar de comprar da sua empresa. Para isso acontecer, o seu time de vendas também precisa gostar de trabalhar na sua empresa, além de acreditar no produto que vende. O nível de engajamento e pertencimento do time de vendas – estamos aqui falando de vendas – é determinante no resultado e na satisfação do cliente. Como é o seu time de vendas? Ele detém as principais competências de um vendedor? Quais as principais competências alinhadas ao seu negócio? 

O processo de coaching, conduzido por um profissional, pode contribuir fortemente para melhorar o desempenho da sua equipe. Sabemos que cada pessoa é um vendedor em potencial, mas poucos são verdadeiramente mestres em vendas. Treinar e desenvolver a equipe de vendas é o melhor caminho para a alta performance.

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