Na natureza e na sociedade características e comportamentos específicos são essenciais para seu sucesso, e o processo de coaching pode te apoiar nisso.
 
Atualmente, muitos de nós frente aos desafios constantes de superação profissional, pessoal ou afetiva, buscamos desenvolver mudanças nas condições de nossas vidas, que sejam vantajosas a nossa sobrevivência e ao nosso desenvolvimento enquanto indivíduos. 

Frequentemente buscamos nos espelhar naqueles que nos parecem possuidores de alguma condição vantajosa, ou benéfica em maior ou menor grau, aqueles que mostrem uma vantagem maior sobre o meio em que vivem.

Esse comportamento e mecanismos podem encontrar paralelo no campo da Biologia, onde há um princípio que nos diz que mudanças nas condições de vida de um indivíduo - que criem variações vantajosas - são favoráveis a sua sobrevivência e sua reprodução, princípio que também se aplica àqueles já dotados de alguma vantagem sobre o meio em que vive.

Na verdade, esse é um dos princípios mais importantes, e mal compreendidos, da Biologia moderna. A essa preservação de variações favoráveis e a eliminação das variações nocivas foi dada o nome de Seleção Natural (Charles Darwin, 1859).

A partir desse paralelo, a Seleção Natural favorecerá aqueles indivíduos dotados de vantagens, práticas e estratégicas sobre seu meio, profissional, pessoal e afetivo, em detrimento àqueles “menos favorecidos”. A grande vantagem do ser humano moderno, nos dias de hoje, é o fato de que podemos apreender a desenvolver comportamentos que nos levem a criar vantagens sobre as mais diversas áreas de nossas vidas. E é justamente nesse ponto que entra o processo de coaching!

O processo de coaching parte do momento presente, desenvolvendo e acessando recursos internos e externos do indivíduo para promover seus estados desejados, ou seja, sua meta. 

Baseado num método estruturado e no uso de ferramentas específicas, o coaching permite que o indivíduo desenvolva a partir de seu autoconhecimento uma melhor percepção de si e de seu entorno, possibilitando a criação de um repertório mais diversificado de escolhas e ações.

É uma forma eficaz de nos apropriar de ferramentas, desenvolver comportamentos e compreender mecanismos que nos favoreçam, utilizando a seleção a nosso favor.  Dessa forma, o processo de coaching nos mostra que não há fatores determinantes no passado que comprometa nosso estado desejado futuro.

Assim, apoiado por essas ferramentas, não mais temos a desculpa de sucumbir ao conceito de que força é um critério de seleção, ou de ter ou não aptidão para determinada ação ou função. Hoje, podemos desenvolver comportamentos e competências, que nos torne aptos ao obter vantagens estratégicas favoráveis à nossa sobrevivência e a conquista de nossas metas.

Transforme sonhos em realidade
É isso que o coaching permite a você: ingressar num processo contínuo de aprendizagem, superação e de maximização de desempenho a partir da identificação e criação de metas sustentáveis!



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.