1- Justifica-se frequentemente

Um funcionário sem resultados sempre tem uma justificativa para qualquer circunstância. Se ele chega atrasado, culpa o trânsito; se as vendas não acontecem, culpa a crise; e por aí vai.

Perguntas Poderosas de Coaching (PPC) = E se ao invés de justificativas, o colaborador decidisse assumir, para ele mesmo, as seguintes verdades: Chegou atrasado por culpa do trânsito ou porque ficou acordado até tarde da noite e não conseguiu levantar na hora? A crise realmente diminuiu as vendas ou falta preparo para convencer clientes cada dia mais exigentes?

2- Acessa redes sociais durante o expediente

Redes sociais são de extrema importância em diversas áreas da nossa vida. Dizem que a primeira ministra da Alemanha, Ângela Merkel, costuma tratar assuntos políticos via Whatsapp, devido a sua praticidade e por saber que seus liderados estão olhando para o aparelho celular constantemente. Semelhante esse exemplo, quantos milhões de dólares foram negociados via redes sociais? A questão é que usar as redes sociais durante o expediente, não é bem visto pelos empresários, pois, além do colaborador perder a atenção no serviço que está desempenhando, o que pode causar um acidente de trabalho, há aqueles que atendem o público externo e acabam perdendo vendas devido a um atendimento “frio” e desatencioso.

Perguntas Poderosas de Coaching (PPC) = Como você quer ser visto pelo seu líder? O quanto às redes sociais tem sabotado sua vida?

3- Comemora feriados

É obvio que todo trabalhador gosta de feriados, afinal de contas, é um momento de organizar a vida, visitar familiares, amigos, ir à praia, entre outras atividades de descanso e lazer. A questão é que enquanto a empresa está fechada, no feriado, os custos para a organização não param, isso mesmo, o empresário terá os mesmos custos ao final do mês comparado ao mês anterior que não teve feriado, ou seja, prejuízo. Dessa forma, um colaborador que vive falando em feriados, tem decorado os dias que não precisará trabalhar, está fadado a ter os piores resultados profissionais e financeiros possíveis.

Perguntas Poderosas de Coaching (PPC) = Por que você gosta tanto de feirados? Pra descansar ou pra fugir das responsabilidades profissionais? Você gosta da profissão que exerce? Você quer ser como a maioria ou quer ser e ter resultados diferentes?

Se perguntarmos para qualquer pessoa nas ruas se elas querem ter sucesso profissional e financeiro, a resposta imediata é um sonoro SIM. Mas, por que a maioria das pessoas vive na média, limitados financeiramente e insatisfeitos com o trabalho? Não é possível responder essa pergunta com uma única resposta, afinal de contas, existem inúmeros motivos. Cabe a cada um questionar-se: “Por que eu ainda não obtive os resultados que desejo? O que preciso fazer de diferente? Quando eu posso começar a mudar?”

Lembro-me de uma frase de Albert Einstein, que diz: “Insanidade é a pessoa fazer a mesma coisa, e querer resultados diferentes”. Eu poderia até complementar tal frase e dizer: Insanidade é a pessoa querer resultados espetaculares e fazer exatamente o que pessoas fracassadas fazem.

Como Coach, formado pela Sociedade Latino Americana de Coaching, tenho encontrado inúmeras pessoas que desejam verdadeiramente resultados diferentes, porém, ao iniciarmos o processo de Coaching elas se deparam com a possibilidade de ter que abandonar os hábitos que a colocaram onde estão, o que para alguns é muito doloroso. Já atendi clientes que na primeira sessão de Coaching desistiram do processo, pois não queriam abandonar hábitos nocivos. Muitos desses hábitos são criados ainda na infância, como assistir várias horas a televisão, ao invés de ler um bom livro, comer demasiadamente, não fazer exercícios físicos, gastar mais do que ganha, entre outros.

Para alcançar resultados satisfatórios em todas as áreas da vida é necessário decidir e querer abandonar o que até então tem sabotado sua vida. O processo de Coaching é extremamente eficaz para quebra de crenças limitantes, estabelecimento de metas e mudança de hábitos.

Acima de tudo, tenha fé em você, acredite em seu potencial, afinal de contas, se você existe é porque algo fantástico pode acontecer no mundo através da sua vida. O que será?

Confio em você!



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.