Liderança que desenvolve é aquela que motiva. Sendo o líder como referência para buscar essa motivação e o empenho das pessoas, ele precisa de múltiplas competências, desde o saber técnico da área em que atua, mas principalmente o comportamental, pois são essas competências que o levarão a conduzir sua equipe para trabalhar de forma colaborativa, tomar frente de novos projetos, a atingir resultados, potencializar as competências dos seus liderados, inovar, ensinar e aprender continuamente, tomar decisões assertivas, assumir responsabilidades.

O líder, conhecido nesse caso como “chefe”, aquele que centraliza a atividade pensante e só delega o operacional, que controla e dá ordens, deixou de ser referência nas organizações. Atualmente, as empresas tendem a valorizar o capital humano e compreendem a importância dos valores individuais de cada colaborador, e o líder nesse contexto deve ser alguém que entenda e agilize o processo de aprendizado organizacional.

A liderança não se desenvolve de um dia para o outro, ela exige que o líder aprenda continuamente, tenha autoconhecimento e persevere a cada progresso, destaca-se como primordial um bom relacionamento com seus liderados, conhecendo as potencialidades de cada membro da sua equipe, assim como suas forças, fraquezas, limitações, motivações e necessidades. 

Para desenvolver esse bom relacionamento, o líder deve ter uma comunicação clara e escuta atenta, saber administrar conflitos, incentivar e valorizar os relacionamentos, saber delegar tarefas, dar feedback, ter confiança e coragem nos processos decisórios.

Comunicação 


A comunicação é componente vital de toda organização, e tendo ela como clara e eficaz envolve sistematizar as informações, para que toda equipe tenha conhecimento do que está acontecendo. Existem formas e diversos canais (e-mail, murais, intranet, newsletter digital, rede social corporativa, aplicativos, além de reuniões periódicas) que podem ser utilizados pelo líder e pela organização. 

Quando o gestor conhece sua equipe, escolhe a melhor forma de alcançar seus liderados, atendendo as necessidades, motivações e hábitos de cada um. O líder que demonstra claramente saber articular e compartilhar suas ideias e informações de forma direta e lógica mantem sua equipe engajada, atualizada e preparada para agirem assertivamente nos processos e demandas da empresa.

Escuta atenta 


Escutar atentamente é uma habilidade da comunicação, líderes que são competentes na comunicação interpessoal ouvem de forma eficaz e desenvolvem empatia com seus liderados. Para ouvir é preciso despir-se de julgamentos e ser humilde, assumir que pode aprender com o outro e não é dono da razão, ter paciência, ouvir primeiro, falar depois, concentrar-se em quem está falando e evitar distrações.

O líder que tem a escuta atenta possui a capacidade de entender e conhecer os membros da sua equipe, suas ideias, opiniões e percepções, conseguindo assim ser mais efetivo e eficaz em sua tomada de decisões e direcionamentos.

Administrar conflitos


O líder que possui a competência em administrar conflitos é objetivo, justo e diplomático. Escuta atentamente para entender ambas perspectivas, procura uma base comum e esforça-se para encontrar o mais rápido possível uma solução que seja satisfatória para todos.

O gestor que resolve ativamente conflitos e disputas, demonstra boas habilidades sociais, valoriza os relacionamentos dentro e fora da organização, personaliza relações de trabalho para obter harmonia, estabelece uma estrutura de trabalho na qual todos possam perceber os problemas de uma perspectiva mais ampla e sistemática.

Delegar


O líder que desenvolve equipe, sabe delegar tarefas de acordo com os talentos, capacidades e experiências individuais, é justo, objetivo e não elege favoritos, cultiva e promove um ambiente de colaboração. Treina, prepara e acompanha sua equipe de várias maneiras para que sejam efetivos em suas funções, e exige que seus liderados assumam a responsabilidade de cumprir seus compromissos, bem como assume responsabilidade pessoal pelo sucesso ou fracasso de seu time.

Feedback


O feedback é imprescindível para o desenvolvimento profissional e pessoal, é um bom momento para conhecer os pontos fortes e fracos da equipe e assim sugerir soluções em relação ao desempenho individual e coletivo. No feedback individual é importante que o líder seja honesto, justo, objetivo. As habilidades de comunicação clara e eficaz, assim como a escuta atenta devem estar presentes, o líder também deverá estar aberto para receber feedback em relação ao seu desempenho. Criar periodicidade, uma cultura em relação ao feedback também é importante para que a equipe se sinta encorajada e motivada em seu desempenho e comprometida com o próprio desenvolvimento, aprendizagem e produtividade.

Confiança e Coragem


Confiança e coragem são características relacionais e emocionais. A confiança necessita de autoconfiança e que só é possível se desenvolver com autoconhecimento. O líder precisa conhecer a si mesmo para administrar as dificuldades e usar seus pontos fortes a seu favor e criar soluções e estratégias para lidar, eliminar ou transformar suas fraquezas e limitações para conquistar o que deseja.

A confiança é elemento essencial para liderar a equipe e construir uma relação de lealdade. O líder precisa ser integro, agir de forma ética, cumprir com suas promessas, sentir, pensar, falar e agir de forma congruente.

A coragem é uma característica emocional e essencial de um líder, e envolve mudar, arriscar, inovar, principalmente no que diz respeito às tomadas de decisões dos mais diversos problemas e situações. Para ter coragem, o líder precisa ter clareza das suas ideias, da situação e possíveis consequências e, sobretudo, acreditar em sua decisão, com foco no desenvolvimento de pessoas. 

O líder deve ser aquele que influencia o excelente desempenho através do próprio exemplo de trabalho árduo e disposição em superar e assumir tanto as tarefas quanto os riscos. O líder que tem coragem, também encoraja e inspira pela transmissão de uma postura de confiança, entusiasmo e assertividade.



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