Hoje vamos falar sobre um assunto que atinge mais de 70% das pessoas empregadas no Brasil. A insatisfação no trabalho através da "falta de reconhecimento profissional".
Nosso foco aqui será primeiramente como lidar com a "falta de reconhecimento profissional".
Essa solução parece difícil, pois você provavelmente está pensado que o problema está na empresa ou ainda no seu chefe. E talvez realmente esteja, não é mesmo?
Mas antes, precisamos nos certificar disso. E qual o segredo para saber lidar com a falta de reconhecimento profissional?
Acredite ou não, a melhor solução para seu problema está em VOCÊ! Isso mesmo, em você!
Normalmente corremos tanto e acabamos esquecemos que quem decide o nosso futuro somos nós mesmos e não a empresa em que trabalhamos ou ainda o nosso chefe.
O autoconhecimento e a auto-responsabilização são os principais fatores para se obter sucesso em sua carreira e em sua vida pessoal.
Mas o que é autoconhecimento? Autoconhecimento é o ato de conhecer a si mesmo a fundo, suas características, sentimentos, perfil de comportamentos e com isso poder controlar suas emoções.
E autorresponsabilização? É o ato de você tomar frente sobre suas escolhas e fazer com que seu futuro seja escrito por você mesmo e não pelos outros. Você é o único responsável pela sua vida.
Ok, entendi. Porém como fazer isso na prática para ser mais reconhecido no trabalho?
A melhor maneira é você responder à perguntas sobre si mesmo sozinho ou através da ajuda de um profissional de Coaching de Transição de Carreira.
Para que você comece a buscar estas respostas, eu defini 3 perguntas chave para que você obtenha o reconhecimento profissional que tanto busca. Pega um papel e caneta e vamos lá:
Pergunta 1: O que é reconhecimento profissional para você?
A pessoas dizem que não são reconhecidas e que gostariam de ser, mas na maioria das vezes elas não sabem o que realmente querem. Você sabe?
Reconhecimento é uma palavra grávida (com vários significados), por isso temos que pari-la, ou seja, defini-la.
Reconhecimento para você é um elogio? Ou seria um aumento de salário? Ou melhores condições de trabalho? Quem sabe um novo cargo? Ninguém pode responder essa pergunta senão você!
O primeiro passo está em descobrir o que você realmente quer. Isso faz toda a diferença. Nem sua empresa nem seu chefe saberão a resposta.
Pare e reflita sobre esta pergunta. Só depois de responde-la, avance neste texto. Agora vamos para a pergunta número 2:
Pergunta 2: O que você tem feito no seu dia a dia para ter o reconhecimento que tanto quer?
Agora que você já sabe o que quer, verifique em sua rotina se você possui ações condizentes com o seu objetivo de resolver a falta de reconhecimento profissional.
Coisas pequenas, como conversas paralelas, entregas no prazo, bom humor, simpatia, má comunicação interpessoal, fazer além do que te pedem, dentre outras podem fazer toda a diferença para a sua meta. Por isso, reveja sua rotina profissional o quanto antes!
Talvez você esteja na sua zona de conforto e precise sair dela. Será que não é hora de mudar? Na empresa em que estou hoje, conseguirei obter o que eu quero? O que EU posso fazer de diferente para chegar lá?
É simples não? Mas eu não disse que seria fácil! Vamos para a última pergunta:
Pergunta 3: Você já perguntou para o seu chefe o que você precisa fazer para obter o reconhecimento que você quer?
Talvez seu chefe busque reconhecer sua equipe através de bônus no salário, mas você descobriu que o que realmente te motiva é o elogio pelos seus bons serviços prestados.
Como falamos anteriormente, reconhecimento é uma palavra grávida. Para mim pode representar dinheiro, para você status e para seu chefe um elogio. Será que a definição de reconhecimento para seu chefe e para você é a mesma?
Entrar em um acordo aqui pode ser a chave para o sucesso! Vocês precisam falar a mesma língua.
Vamos recapitular as 3 perguntas:
Pergunta 1: O que é reconhecimento profissional para você?
Pergunta 2: O que você tem feito no dia a dia para conseguir este reconhecimento?
Pergunta 3: Você já esclareceu o que você quer com seu chefe?
Será que o problema está na empresa ou no chefe ou em você?
Se mesmo assim, com tudo isso feito, você não encontrou nenhuma luz para o fim do túnel, talvez seja o momento de buscar novas oportunidades na sua carreira profissional.
Quem sabe a empresa em que está ou seu chefe realmente não merecem os seus serviços. Ou a cultura em que você está inserido não se encaixa com seus valores.
Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo