Hoje vamos falar sobre um assunto que atinge mais de 70% das pessoas empregadas no Brasil. A insatisfação no trabalho através da "falta de reconhecimento profissional".

Nosso foco aqui será primeiramente como lidar com a "falta de reconhecimento profissional".

Essa solução parece difícil, pois você provavelmente está pensado que o problema está na empresa ou ainda no seu chefe. E talvez realmente esteja, não é mesmo?

Mas antes, precisamos nos certificar disso. E qual o segredo para saber lidar com a falta de reconhecimento profissional?

Acredite ou não, a melhor solução para seu problema está em VOCÊ! Isso mesmo, em você!

Normalmente corremos tanto e acabamos esquecemos que quem decide o nosso futuro somos nós mesmos e não a empresa em que trabalhamos ou ainda o nosso chefe.

autoconhecimento e a auto-responsabilização são os principais fatores para se obter sucesso em sua carreira e em sua vida pessoal.

Mas o que é autoconhecimento? Autoconhecimento é o ato de conhecer a si mesmo a fundo, suas características, sentimentos, perfil de comportamentos e com isso poder controlar suas emoções.

autorresponsabilização? É o ato de você tomar frente sobre suas escolhas e fazer com que seu futuro seja escrito por você mesmo e não pelos outros. Você é o único responsável pela sua vida.

Ok, entendi. Porém como fazer isso na prática para ser mais reconhecido no trabalho?

A melhor maneira é você responder à perguntas sobre si mesmo sozinho ou através da ajuda de um profissional de Coaching de Transição de Carreira.

Para que você comece a buscar estas respostas, eu defini 3 perguntas chave para que você obtenha o reconhecimento profissional que tanto busca. Pega um papel e caneta e vamos lá:


Pergunta 1: O que é reconhecimento profissional para você?

A pessoas dizem que não são reconhecidas e que gostariam de ser, mas na maioria das vezes elas não sabem o que realmente querem. Você sabe?

Reconhecimento é uma palavra grávida (com vários significados), por isso temos que pari-la, ou seja, defini-la.

Reconhecimento para você é um elogio? Ou seria um aumento de salário? Ou melhores condições de trabalho? Quem sabe um novo cargo? Ninguém pode responder essa pergunta senão você!

O primeiro passo está em descobrir o que você realmente quer. Isso faz toda a diferença. Nem sua empresa nem seu chefe saberão a resposta.

Pare e reflita sobre esta pergunta. Só depois de responde-la, avance neste texto. Agora vamos para a pergunta número 2:


Pergunta 2: O que você tem feito no seu dia a dia para ter o reconhecimento que tanto quer?

Agora que você já sabe o que quer, verifique em sua rotina se você possui ações condizentes com o seu objetivo de resolver a falta de reconhecimento profissional.

Coisas pequenas, como conversas paralelas, entregas no prazo, bom humor, simpatia, má comunicação interpessoal, fazer além do que te pedem, dentre outras podem fazer toda a diferença para a sua meta. Por isso, reveja sua rotina profissional o quanto antes!

Talvez você esteja na sua zona de conforto e precise sair dela. Será que não é hora de mudar? Na empresa em que estou hoje, conseguirei obter o que eu quero? O que EU posso fazer de diferente para chegar lá?

É simples não? Mas eu não disse que seria fácil! Vamos para a última pergunta:


Pergunta 3: Você já perguntou para o seu chefe o que você precisa fazer para obter o reconhecimento que você quer?

Talvez seu chefe busque reconhecer sua equipe através de bônus no salário, mas você descobriu que o que realmente te motiva é o elogio pelos seus bons serviços prestados.

Como falamos anteriormente, reconhecimento é uma palavra grávida. Para mim pode representar dinheiro, para você status e para seu chefe um elogio. Será que a definição de reconhecimento para seu chefe e para você é a mesma?

Entrar em um acordo aqui pode ser a chave para o sucesso! Vocês precisam falar a mesma língua.

Vamos recapitular as 3 perguntas:


Pergunta 1: O que é reconhecimento profissional para você?

Pergunta 2: O que você tem feito no dia a dia para conseguir este reconhecimento?

Pergunta 3: Você já esclareceu o que você quer com seu chefe?

Será que o problema está na empresa ou no chefe ou em você?

Se mesmo assim, com tudo isso feito, você não encontrou nenhuma luz para o fim do túnel, talvez seja o momento de buscar novas oportunidades na sua carreira profissional.

Quem sabe a empresa em que está ou seu chefe realmente não merecem os seus serviços. Ou a cultura em que você está inserido não se encaixa com seus valores.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo