Hoje vamos falar sobre um assunto que atinge mais de 70% das pessoas empregadas no Brasil. A “insatisfação no trabalho” através da "falta de reconhecimento profissional".

Segundo pesquisas, a insatisfação no trabalho está ligada com falta de "reconhecimento profissional“ em 89% dos casos, “excesso de tarefas” em 78% e “problemas de relacionamento“ em 63% das vezes.


Nosso foco aqui será primeiramente como lidar com a “falta de reconhecimento profissional”.


Essa solução parece difícil, pois você provavelmente está pensado que o problema está na empresa ou ainda no seu chefe. E talvez realmente esteja, não é mesmo?


Mas antes, precisamos nos certificar disso. E qual o segredo para saber lidar com a falta de reconhecimento profissional?


Acredite ou não, a melhor solução para seu problema está em VOCÊ! Isso mesmo, em você!


Normalmente corremos tanto e acabamos esquecemos que quem decide o nosso futuro somos nós mesmos e não a empresa em que trabalhamos ou ainda o nosso chefe.


autoconhecimento e a auto-responsabilização são os principais fatores para se obter sucesso em sua carreira e em sua vida pessoal.


Mas o que é autoconhecimento? Autoconhecimento é o ato de conhecer a si mesmo a fundo, suas características, sentimentos, perfil de comportamentos e com isso poder controlar suas emoções.


auto-responsabilização? É o ato de você tomar frente sobre suas escolhas e fazer com que seu futuro seja escrito por você mesmo e não pelos outros. Você é o único responsável pela sua vida.


Ok, entendi. Porém como fazer isso na prática para ser mais reconhecido no trabalho?


A melhor maneira é você responder à perguntas sobre si mesmo sozinho ou através da ajuda de um profissional de Coaching de Transição de Carreira.


Para que você comece a buscar estas respostas, eu defini 3 perguntas chave para que você obtenha o reconhecimento profissional que tanto busca. Pega um papel e caneta e vamos lá:


Pergunta 1: O que é reconhecimento profissional para você?

A pessoas dizem que não são reconhecidas e que gostariam de ser, mas na maioria das vezes elas não sabem o que realmente querem. Você sabe?


Reconhecimento é uma palavra “grávida” (com vários significados), por isso temos que “pari-la”, ou seja, defini-la.


Reconhecimento para você é um elogio? Ou seria um aumento de salário? Ou melhores condições de trabalho? Quem sabe um novo cargo? Ninguém pode responder essa pergunta senão você!


O primeiro passo está em descobrir o que você realmente quer. Isso faz toda a diferença. Nem sua empresa nem seu chefe saberão a resposta.


Pare e reflita sobre esta pergunta. Só depois de responde-la, avance neste texto. Agora vamos para a pergunta número 2:


Pergunta 2: O que você tem feito no seu dia a dia para ter o reconhecimento que tanto quer?

Agora que você já sabe o que quer, verifique em sua rotina se você possui ações condizentes com o seu objetivo de resolver a falta de reconhecimento profissional.


Coisas pequenas, como conversas paralelas, entregas no prazo, bom humor, simpatia, má comunicação interpessoal, fazer além do que te pedem, dentre outras podem fazer toda a diferença para a sua meta. Por isso, reveja sua rotina profissional o quanto antes!


Talvez você esteja na sua zona de conforto e precise sair dela. Será que não é hora de mudar? Na empresa em que estou hoje, conseguirei obter o que eu quero? O que EU posso fazer de diferente para chegar lá?


É simples não? Mas eu não disse que seria fácil! Vamos para a última pergunta:


Pergunta 3: Você já perguntou para o seu chefe o que você precisa fazer para obter o reconhecimento que você quer?

Talvez seu chefe busque reconhecer sua equipe através de bônus no salário, mas você descobriu que o que realmente te motiva é o elogio pelos seus bons serviços prestados.


Como falamos anteriormente, reconhecimento é uma palavra grávida. Para mim pode representar dinheiro, para você status e para seu chefe um elogio. Será que a definição de reconhecimento para seu chefe e para você é a mesma?


Entrar em um acordo aqui pode ser a chave para o sucesso! Vocês precisam falar a mesma língua.


Vamos recapitular as 3 perguntas:


Pergunta 1: O que é reconhecimento profissional para você?

 

Pergunta 2: O que você tem feito no dia a dia para conseguir este reconhecimento?

 

Pergunta 3: Você já esclareceu o que você quer com seu chefe?


Será que o problema está na empresa ou no chefe ou em você?


Se mesmo assim, com tudo isso feito, você não encontrou nenhuma luz para o fim do túnel, talvez seja o momento de buscar novas oportunidades na sua carreira profissional.


Quem sabe a empresa em que está ou seu chefe realmente não merecem os seus serviços. Ou a cultura em que você está inserido não se encaixa com seus valores.


Pessoal, por hoje é isso, espero ter ajudado. Nós da Orloski Coaching estamos em parceria com a SLAC prontos para ajuda-los.

Um abraço.