Na vida, também é assim, às vezes traçamos uma meta, e quando nos damos conta estamos muito longe de alcança-la, então nos acomodamos e desistimos, porque acabamos nos distraindo pelo caminho. Isso acontece porque perdemos o foco no resultado.

No mundo dos negócios, cada vez mais complexo e competitivo, ter foco é uma das competências fundamentais para se destacar. Uma pessoa com esta competência bem desenvolvida certamente irá consumir menos tempo e recursos para alcançar os resultados esperados. É aquele indivíduo que empenha toda sua energia para realizar seus objetivos.

Porém, manter o foco é tarefa difícil, principalmente quando temos várias “tentações” que normalmente nos desviam do caminho, as principais são:

Ladrões de tempo: várias atividades em que gastamos energia e tiram nosso foco do que é importante. Como exemplo temos as redes sociais, emails, telefones, pessoas, enfim, diversas atividades que não agregam, pelo contrário roubam energia e nos distanciam de realizar a nossa meta.

Indisciplina: Muitas pessoas até começam um projeto com empolgação, no entanto logo depois vão perdendo a energia e desistem não dando continuidade, prejudicando a entrega.

Então, o que é foco? Foco é ter um objetivo, ser determinado a alcançar uma meta. Como posso manter meu foco? Existem algumas formas para manter o foco:

1. - Comece cedo – acorde 30 minutos mais cedo para produzir mais.

2. - Faça primeiro a tarefa mais difícil – assim fica mais motivado para as outras.

3. - Divida seu tempo - divida entre as tarefas e o tempo de descanso.

4. - Faça lista de tarefas – assim você se organiza, se possível diária, semanal e mensal.

5. - Não tente ser multitarefas – faça uma por vez, ser multitarefa prejudica a atenção e a qualidade do trabalho.

6. - Atribua pequenos prêmios a você mesmo – isso aumenta a motivação.

7. - Pratique exercício físico – o exercício mantém a mente atenta.

8. - Planeje – Estruture rotinas e prazos.

9. - Controle seu sono – durma as horas necessárias.

10. - Conheça seus limites – nem todos conseguem ser produtivos todos os dias.

Após o planejamento, é fundamental manter o foco para seguir em frente, mesmo com os obstáculos que encontraremos no caminho não podemos desistir, precisamos sempre focar nossa meta. Às vezes será necessário rever o planejamento e definir novas estratégias.

Se você quer ser uma pessoa de sucesso, independente da área em que atua, deve manter o foco em seus objetivos.

Lembre-se: Quem tem foco, tem poder !



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

  0   0

Marcelo Gaspar Pinto

Executive Coach

Especialista em metas – Palestrante, Life & Executive Coach, Analista DISC®. Médico desde 1994, e empresário. Atualmente ministro palestras com foco na realização de Metas, coach, sendo pós graduando em Gestão em finanças e auditoria na Fundação Getúlio Vargas.