Quando eu falo de um objetivo, estou dizendo algo que realmente é importante para você, por exemplo, perguntei para uma pessoa certa vez: Qual o seu objetivo? Ela me respondeu: ser milionário, então a questionei se isso era realmente importante e a resposta foi não. Talvez você pense “quem não quer ser milionário? ”; e eu te digo que inúmeras pessoas podem desejar, mas não possuem estrutura emocional e valores que a motivem a continuar sustentando essa meta, por causa disso, no primeiro milhão que ela ganhar ela vai gastar todo o recurso e voltar à estaca zero. Isso é muito comum em pessoas que ganham na loteria. Elas almejam ser milionárias, mas não valorizam o dinheiro de fato e, portanto, não sustentam a posse de tanto dinheiro.

Para efetivamente conquistar algo importante na sua vida é necessário desconstruir a ideia de desejar algo e realmente ter um objetivo para ser alcançado. No dicionário o verbo desejar significa querer para si ou para outrem; ambicionar. Já o verbo objetivar significa ter como objetivo, como fim; pretender. Eu particularmente gosto dessa definição de que objetivar é algo para o fim, algo que você realmente sonha e que tem a energia de superar os obstáculos para chegar até lá.

Uso uma metáfora de que desejar é como se apaixonar e objetivar é como amar. Durante a nossa vida podemos nos apaixonar por várias coisas ou pessoas, mas depois de um tempo aquilo simplesmente perde o desejo, você desiste e parte para outra. Agora quando amamos alguma coisa ou alguém há comprometimento com aquilo, há a necessidade de se reinventar e superar inúmeros desafios sem abandonar aquilo se ama. Há uma passagem de William Shakespeare que diz: “Tarde demais o conheci, por fim; cedo demais, sem conhecê-lo, amei-o.” Porque se pararmos para refletir, os sonhos mais intensos que guiam a nossa vida surgem do nada e no acaso e, por uma questão de crenças, valores e experiências aquele determinado objetivo se torna fundamental para guiar as suas ações, proporcionando muitas vezes um aspecto motivacional.

Qual é o seu objetivo? Perceba que essa pergunta fica mais clara agora e você percebe que objetivos, na maioria dos casos, são muito menores do que você pensava ter, pois as outras coisas você apenas deseja e descobre que de fato existem poucas coisas que são capazes de nos fazer superar as dificuldades e seguir adiante.

E um processo de Coaching cerca de duas sessões são dedicadas apenas nas descobertas dos objetivos e na desconstrução desse conceito de desejar e objetivar. Na nossa vida é essencial ter os dois, porque os desejos mantem um ar de encantamento e proporciona sentimentos muito positivos em relação sobre o que queremos para a nossa vida. Entretanto descobrir de fato o seu objetivo, o seu maior sonho, aquilo que você pode fazer para basear a sua existência eu diria que é fundamental para dar um sentido maior nas suas ações do dia a dia. Se você ainda está em dúvida sobre o que te move, recomendo procurar um Coach especializado que te estimule a ter insights e promover a sua autodescoberta.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.

  0   0

Mayara Pereira de Oliveira

Life Coach

Graduada em Administração de empresas, possuo experiência na área de auditoria, administração de tecnologia da informação e gestão estratégica de documentos, com foco em compliance e gestão de risco. Atua como Life Coach e análise DISC para mais informações acesse www.mpocoaching.com.br