Por qual motivo algumas pessoas conseguem resultados fabulosos, enquanto outras só passam perto? Por que não somos todos capacitados, felizes, ricos, saudáveis e bem-sucedidos?

O segredo está na ação, que é a principal produtora de resultados. Se você deseja ter sucesso precisa agir.

Porém, por que mesmo quando os melhores especialistas em cada área conseguem maestria e outros nem sempre? 

Isso se deve devido questões como o estado neurofisiológico em que estão e pelo fato que nenhuma estratégia funciona sempre. Além disso, todos nós estamos em constante alterações de humor, estados fisiológicos e energia, o que interfere diretamente nas estratégias. 

Se você busca maximizar sua performance, precisa compreender quais elementos te influenciam e trabalhar em cada um deles. Nossos comportamentos são resultados dos estados em que estamos e das ações que tomamos. 

A chave é tomar conta de nossos estados, ou seja, dos nossos comportamentos. Você já sabe que pode modelar suas percepções da realidade. O que você talvez não saiba é que se não o fizer alguém fará isso para você.

Precisamos ser capazes de definir nossas necessidades e saná-las, assim conseguiremos os resultados que desejamos.

As pessoas de sucesso nos mostram que o ele não é determinado  pelo que acontece conosco, mas pelo que fazemos com o que acontece.

O que cria esses estados?

A nossa representação interna, a maneira que utilizamos nossa percepção da realidade e a nossa fisiologia.

O que cria o seu estado atual e seus comportamentos são as coisas que você imagina e diz a si próprio. Portanto, sua representação interna não é exatamente o que aconteceu, apenas uma representação interna personalizada.

Sua realidade é o que você cria. Se tem representações internas positivas é porque as criou. Se são negativas, você também as criou.

Uma vez que não sabemos como são as coisas na realidade, mas só como as representamos para nós mesmos, por que não as representar de uma forma que fortaleça a nós e aos outros, em vez de criar limitações?

A chave para fazer isso é o direcionamento da memória, a formação de representações que criem os melhores estados.

Não importa quão ruim seja a situação, você pode representá-la de uma forma que o faça sentir bem e não mal. Isso porque nada é intrinsecamente bom ou mau, nós é que fazemos essas classificações.

Nós que formamos uma imagem do mundo e do que acreditamos ser possível nele. A vida é como um rio que corre e está em constante movimento. Você pode estar à mercê do rio se não tomar as medidas necessárias para se manter na direção que predeterminou ou pode assumir o controle e decidir para onde ir.

Nossas vidas também podem ser comparadas a jardins, dos quais devemos todos os dias tirar as ervas daninhas, regar e cultivar da melhor maneira possível.

Por isso, para alcançar o sucesso, precisamos nos colocar a todo momento em estados que nos permitam tomar as atitudes necessárias, conhecer nossos objetivos, tomar medidas, aprender o que dá certo e o que não dá, adaptando nosso curso, até sermos bem-sucedidos.

Podemos mudar nossas ações físicas e mentais e com isso alterar as emoções e os comportamentos. Assim, passamos a nos sentir mais animados e motivados. 

Quando acreditamos que alguma coisa é verdade, é como se enviássemos um comando para nosso cérebro de como representar o que está ocorrendo.

Qualquer que seja sua meta, se criar em sua mente uma imagem clara do resultado que deseja e representá-lo para si mesmo como se já o tivesse alcançado, então você entrará nos estados que o apoiarão para alcançar o que deseja.

Agora para lidar com a interferência externa, que muitas vezes pode não ser esperada, além dos conceitos que já abordamos, como propósito, motivação, organização, método e foco, são necessários planos de ação.

Importante mencionar que, ao contrário da paixão, que só se manifesta em experiências inéditas ou revisitando experiências passadas, a performance só é possível em uma estrada já pavimentada.

Afinal, o que é mais fácil: dirigir um carro a 200km/h em uma estrada de terra esburacada ou em uma autoestrada com asfalto excelente? Você não conseguirá performar em alto nível em algo que nunca fez.

Pode, evidentemente, conseguir uma boa performance, com as técnicas e as ferramentas que já aprendeu. No entanto, a performance só existe em comparação, por isso, é importante avaliá-la em algo que você já faz ou após um tempo depois de iniciar a atividade.

Contudo, uma vez que você sabe o que fazer e como fazer, bem como o que precisa fazer para se autocorrigir e continuar a melhorar, é necessário persistir.




Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.