Steve Jobs uma vez disse: “Se hoje fosse o último dia da sua vida, você iria querer fazer aquilo que está prestes a fazer no dia de hoje?” Qual seria a sua resposta à essa pergunta? Muitos de nós responderia que não, nossa rotina pode, às vezes, não refletir aquilo que mais gostamos de fazer. Mas o que isso tem a ver com o sucesso?

No livro "O Sucesso tem fórmula?", os autores contam histórias de vida de pessoas que consideram ter atingido o tão sonhado sucesso. A primeira conclusão dos autores é a resposta sugerida no título da obra: não, sucesso não tem fórmula, depende de cada um e varia de acordo com as suas crenças, valores e expectativas. Mas eles contribuem com algumas dicas para ajuda-lo à encontrar sua fórmula única para o sucesso.

Se dedicar a uma atividade que você genuinamente goste pode ser o primeiro passo para ser bem sucedido.

Primeiro, é preciso ter um objetivo. Isso significa que, se você está apaixonado pelo o que deseja realizar, seguirá em frente até alcançar sua meta. Portanto, descobrir a sua missão te possibilitará traçar um plano para chegar ao seu sonho.

Os autores também ressaltam que as pessoas são bem sucedidas quando utilizam seus pontos fortes e quando se asseguram de que suas limitações não as façam tropeçar. Todos nós temos pontos fortes distintos. A ideia é descobri-los e nos concentrarmos neles. Ao tirar o melhor proveito de nossas melhores qualidades, concretizamos nosso potencial.

Veja abaixo 19 qualidades para você identificar qual delas (ou combinação de várias) se aplica à você:

Perseverança, foco no objetivo, autoconhecimento, resiliência, disposição para assumir riscos, desempenhar bem sob pressão, otimismo, empatia, competitividade, paciência, poder de persuasão, segurança, paixão, integridade, confiança, bom humor, estar aberto, criatividade e coragem.

Ao identificar seus pontos fortes e relacioná-los à momentos em sua vida nos quais eles foram cruciais para você ultrapassar barreiras e alcançar seus objetivos, você descobrirá como conseguiu potencializar sua capacidade para seguir no caminho da sua meta e dessa forma, repetir o fato em novas situações de sua vida.

Já que não há uma fórmula pronta para o sucesso, tudo o que você precisa é da combinação vontade + determinação + motivação para garantir o desempenho em um nível mais alto. Está ao alcance de todos e só é preciso ter atitude.

Quem sabe depois de uma boa autoanálise e de algumas mudanças, a próxima vez que você se deparar com essa frase de Steve Jobs, sua resposta seja um forte e convicto: SIM. Afinal, tudo isso só faz sentido se curtirmos a jornada, e não somente o ponto final.

*Baseado no livro: O sucesso tem fórmula? Herb Greenberg, Patrick Sweeney. 2006



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.

  0   0

Marcela Harrisberger

Life Coach

Life Coach credenciada pela SLAC, é formada em Jornalismo e pós graduada em Gestão de Pessoas pela FAAP e em Psicopedagogia. Possui vasta experiência como gestora de equipes e atualmente presta consultoria em desenvolvimento profissional. Realizou diversos cursos no exterior, entre eles treinamentos específicos para equipes pedagógicas na África do Sul na Inglaterra.