Nesta última semana visitei um fornecedor e ao me dirigir a recepção, me vi frente a frente do quadro, bem expressivo, declarando a missão, visão e valores da empresa. O quesito valores me chamou muito a atenção: “Lealdade, Engajamento, Perseverança, Execução, Excelência”. Achei fantástico e comecei, enquanto esperava, interpretar cada palavra mentalmente. O impacto foi positivo e a relação de confiança nasceu mais rapidamente. É muita responsabilidade declarar os valores, pois refletem a conduta, a forma de conduzir os negócios, o respeito ao mercado, o respeito aos clientes internos, externos, colaboradores, sociedade, etc. Uma organização, normalmente, inspira-se nos valores dos seus fundadores, dos seus membros e daqueles que detêm mais influência . É a partir dos valores que são criados padrões ou normas de conduta de uma empresa ou pessoas. Já a missão e visão são quesitos que representam a identidade – é quem você é e para que existe. Já parou para pensar um pouco sobre a sua missão dentro do universo e ambiente em que você vive? ; ou, identificou os seus principais valores que norteiam a sua conduta e que o mantem motivado?

Vamos falar um pouco e especialmente sobre valores, sua relevância e o que eles representam no desenvolvimento pessoal e da sua força geradora de energia motivacional. Valores pessoais servem como princípios norteadores e tem ressonância no modo de ser das pessoas, como se comportam e interagem com outros indivíduos e o meio ambiente. Podemos, para começar, imaginar uma roda gigante, aquela em que cada cadeira pode significar um valor que seja importante dentro de uma escala hierárquica. Os valores que você prioriza hoje podem ser diferentes amanhã ou depois, dependendo do momento, da maturidade e da sua realidade. Mas eles sempre estarão na roda (num sobe e desce), mais ocultos ou explícitos para você . Estarão também sempre associados ao fato de cada um ser orientado por objetivos, buscando o sucesso e ou satisfação. Valores estabelecem as razões que motivam o comportamento orientado para os mais nobres objetivos e metas.

Quais são os seus principais valores motivacionais?

O psicólogo social Shalon H Schwartz, criou a teoria de valores Humanos Básicos que contribui na identificação das preferências de alguns valores , são eles:

Teórico: Pessoas que estão sempre em processo de aprendizado e de descobrir a verdade e conhecimento – pessoas que gostam de pesquisar - a sabedoria é um fator motivacional. Professores, jornalistas, médicos, cientistas se identificam com essa categoria.

Utilitário: Pessoas que buscam resultados financeiros - utilização práticas úteis das coisas –  criar produtos e serviços para ganhos econômicos são fatores motivacionais – são pessoas mais competitivas. Empreendedores, líderes, vendedores tem sinergia e se identificam com o modelo utilitário.

Estético: São pessoas que apreciam a arte e a beleza – buscam qualidade de vida, apreço pela forma, beleza, harmonia – são pessoas criativas e buscam descobertas através de experiências. A satisfação vem através de atividades ligadas ao esporte, música, artes, publicidade, etc.

Individualista: Garantir a vitória de causas próprias – planejar e conduzir uma estratégia vencedora – gostam de poder – são líderes por natureza e tem facilidade de persuadir e orientar pessoas. Diretores, gerentes possuem este perfil.

Social: Eliminar desigualdade é um objetivo para pessoas que possuem este valor – fortes características filantrópicas – gostam de Investir tempo e recursos para ajudar outras pessoas- desenvolver pessoas , etc

Tradicionalista: Pessoa motivada por este valor tem grande satisfação em disseminar ideias, modo de vida – mostrar como as suas ideias levam a um mundo melhor ou ideal. Profissões que se alinham ao valor tradicionalista: padres, pastores, palestrantes, etc

Identificar e trabalhar em sintonia ao que se valoriza pode leva-lo, certamente, a navegar nas mais complexas realizações. A jornada lhe será muito mais prazerosa e motivadora. Cada avanço lhe proporcionará mais energia e saber que está se aproximando de uma meta ou exercendo tarefas que você verdadeiramente valoriza o deixará muito mais satisfeito e completo. Os valores podem ser primários e secundários e ambos podem também nortear as ações comportamentais. O que é importante ou valor para uma pessoa pode não ser para outra e vice versa, aspecto que favorece poder melhor compreender as pessoas, sua história e crenças. Os valores são instrumentos poderosos de motivação e utilizá-los, trabalhar, exercitar atividades congruentes é a grande sacada para se conseguir a excelência pessoal e profissional e porque não dizer da auto realização que é o desejo de tornar-se aquilo que se é capaz.

O processo de coaching possibilita trabalhar crenças e valores, destacando as que fortalecem e reescrevendo as que travam o seu desenvolvimento. Dizem que o grande mestre não é oque da respostas ou mostra o caminho, mas o que o provoca a encontrá-los por si mesmo. Este é o grande e mais importante objetivo do processo de coaching.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.