Recentemente eu estava lendo uma pesquisa sobre carreiras, e lembrei de escrever sobre como nos preparamos para a hora de parar de trabalhar.

Tem sido cada vez mais frequente ouvir este questionamento. Acredito que as pessoas estão mais preocupadas em manter uma boa qualidade de vida e talvez esta seja uma das consequências do avanço da longevidade.

Há poucas dezenas de anos, o rótulo de “aposentadoria” era sinônimo de velhice e pouca, ou ainda nenhuma, atividade. Porém, hoje é comum encontrarmos senhores e senhoras de mais de 70 anos “totalmente ligados”, realizando vários sonhos e objetivos de vida.

Em uma época, não muito distante, existia a cultura de que um bom profissional nascia dentro de uma empresa e lá permanecia até se aposentar. Mas atualmente, o ciclo de vida profissional passa por uma diversidade de atividades e até múltiplas carreiras, o que nos dá a oportunidade de experimentarmos vários setores e termos a melhor percepção de nossas preferências e talentos.

O trabalho possui um papel de extrema importância nas nossas vidas que não pode ser subestimado, pois é através dele que estruturamos nosso tempo, desenvolvemos o sentido de pertencer a um grupo e seguirmos objetivos em comum. Por isto, romper com uma das etapas mais longas da vida (o trabalho), requer reflexão e planejamento

Até quando você quer trabalhar no mesmo ritmo que tem hoje?  Qual o tipo de padrão de vida que deseja ter quando se aposentar? Como quer aproveitar seu tempo livre e quais sonhos deseja realizar? Como lidar com a transição da vida além do trabalho? Estas são algumas perguntas que precisam ser respondidas para nos prepararmos para a aposentadoria.

Busque formas de sentir-se produtivo com novas atividades, talvez compartilhando sua experiência ou desenvolvendo algo novo, sentindo-se motivado para alcançar os objetivos de vida, tendo um propósito e construindo seu legado!

Para todas estas opções e muitas outras, é preciso analisar suas competências e habilidades, alinhar com seus valores e clarificar seus sonhos ou objetivos para o futuro.

Preparar um projeto de vida para a aposentadoria é tão importante quanto preparar-se financeiramente, pois esta pode ser a fase de aproveitar oportunidades para ter uma vida repleta de atividades prazerosas que tanto sonhamos enquanto trabalhamos exaustivamente.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.