Todo indivíduo no fundo procura algo que o faça sentir-se realizado, contudo, a atribulação cotidiana muitas vezes vai tornando este desejo adormecido. O que fazer para torná-lo realidade? Quais comportamentos, pensamentos e atitudes precisamos adquirir para chegar ao estado desejado?

Convido você agora a refletir sobre o que tem feito nestes últimos meses para se aprimorar. Que estratégias tem colocado em prática para desenvolver-se, buscando o que verdadeiramente deseja?

Continue lendo este artigo e permita-se! Desperte sua melhor versão, busque o diferencial através de mecanismos que alavanquem seus resultados, pois sempre há como melhorar.

Pessoas que se esforçam buscando aprimoramento e exploram seu potencial têm grande probabilidade de se destacar, diferente das que aceitam a vida passar sem tomar nenhuma atitude para mudar sua realidade.

Portanto, se você deseja o diferencial, está na hora de rever sua forma de pensar e agir, conscientizando do que é relevante para sua existência.

Um dos princípios básicos para transformar estes aspectos é traçar metas, sejam elas diárias, semanais, ou até anuais, e agir, colocá-las em prática.

O que você tem buscado? Qual sua meta principal?  Quais benefícios esta meta lhe proporcionará?

Você pode ser maior do que sempre sonhou!

Está em suas mãos, decida a não se aceitar menor do que você pode ser, todos somos capazes de sobressair da inércia e conquistar objetivos extraordinários, que trazem sensação de realização, sucesso, fazendo toda diferença.

Porém, quantas pessoas vemos terminar seus dias frustradas em relação a alguma área de suas vidas?

São muitas, porque não tiveram oportunidades ou não procuraram criá-las, outras, tiveram mas sentiram-se despreparadas, inseguras, com medo, sem confiança, não conseguiram abandonar sua “zona de conforto” e viveram a se lastimar. Quantos relatos como esses já ouviu?

A necessidade de praticar o autoconhecimento

Partindo inicialmente da compreensão “do eu interior”, fica mais fácil visualizarmos o que nos faz feliz, realizados, e o que é realmente congruente com nossos desejos. Dessa forma conseguimos definir com mais objetividade quais ações a tomar, no que precisamos focar para concretizar e alcançar com êxito o que ansiamos, tanto no âmbito pessoal, como profissional.

Conhecer-se em essência, entender seu próprio funcionamento, suas crenças, seus valores e como suas ações afetam positivamente ou negativamente em suas realizações é um ponto fundamental para quem procura se destacar, uma vez que, através do autoconhecimento podemos descobrir nossa personalidade, nossos pontos fortes e nossos pontos à melhorar.

A prática do autoconhecimento requer avaliação constante de como pensamos e agimos nas mais diversas situações, em variados contextos. A habilidade de reconhecer e controlar as emoções buscando equilíbrio faz toda diferença, independentemente da posição social ou intelectual, pois não conseguir é estar à mercê dos acontecimentos. 

Quanto mais conhecemos a nós mesmos, mais somos capazes de governarmos nossos pensamentos e comportamentos, refletindo habilmente sobre nossos sentimentos. Esta reflexão proporciona determinar atitudes mais conscientes, decidir como se relacionar,  controlar as ações e influenciar outras pessoas e seu contexto.

Você já percebeu que há pessoas que não tomam decisões por si só, estão sempre procurando um aval, respostas no outro?  Quase sempre são pessoas inseguras, incertas, que não conseguem lidar com seus problemas pelo fato de não conhecerem nem a si mesmas.

A verdade é que lideramos nossa vida o tempo todo através de nossas decisões (estejamos conscientes ou não).      

"Eu não sou o que me acontece, eu sou o que escolho me tornar.” Carl G. Jung  

Lidar com o desconhecido é sempre mais difícil, portanto busque sempre se avaliar e reflita sobre sua inteligência interpessoal (como se relaciona com os outros) e intrapessoal (como se relaciona consigo mesmo).

Potencialize o seu diferencial 

Tendo em vista os aspectos observados, percebemos que é possível ordenar quais serão nossas atitudes e resolver de maneira inteligente cada problema confrontado, independente do quanto possa parecer desconcertante a circunstância.

Portanto, desenvolva a mudança necessária em seus pensamentos, comportamentos, desempenho. Torne um hábito processar e transformar o que for preciso, melhore seu autoconhecimento, vivencie e reflita de maneira eficaz sobre suas ações, busque resolver da melhor forma as adversidades, mantendo o foco, linguagem e postura que sejam congruentes com o objetivo almejado

“Se quiseres acordar toda a humanidade, então acorda-te a ti mesmo, se quiseres eliminar o sofrimento no muno, então elimina a escuridão e negativismo em ti próprio. Na verdade, a maior dádiva que  podes dar  ao  mundo é  aquela  tua  própria auto-transformação.” Lao Tzu



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.