Acredito que tudo está relacionado a vendas, independente se você não é da área comercial tem que saber ” se vender”. Bom eu comecei em vendas há bom tempo, aprendi muito e venho aprendendo a cada dia sobre esta arte de ajudar o cliente. Pois, para mim vendas é isso, você tem a oportunidade de sanar uma dor do seu cliente basta descobrir qual é, pois muitas vezes não esta visível. E aprender e estudar sobre vendas é algo constante, pois precisa conhecer principalmente de pessoas e isso eu realmente sou apaixonada.

Independente da sua área conhecer princípios de vendas é essencial então se você é Coach, T.I., marketing, financeiro, empresário, palestrante e etc. Você sempre estará vendendo alguma coisa.

Então segue alguns mandamentos que são essenciais para qualquer pessoa.

1.PENSE

A venda está na sua mente!

A mentalidade com qual você aborda a venda determinará o resultado mais do que qualquer outro elemento do processo de vendas. Estado de espírito e mentalidade. Amigável, sorridente, entusiástico, positivo, confidente, autoconfiante, nervoso. Esta em sua mente.

Independente como você inicia uma visita, você é quem estabelece o resultado provável. Você também estabelece o tom para sua atitude, seu entusiasmo e coloca seu sistema de crenças para funcionar.

Mantra profissional/Pessoal: Pensamento gera sentimento, seu sentimento gera ação e que gera resultado. Desta forma, comece à partir de hoje a declarar frase no positivo, do que você quer e não do que você quer que não aconteça. Seja específico com aquilo que deseja.

Use frases por exemplo como:

Sou uma pessoa segura, me relaciono com pessoas que me trazem retorno financeiro, eu atraio bons negócios, eu ajudo a meu cliente a ter sucesso. Vou vencer, Tenho energia e disposição.

Crie o mantra que seja bom para você e aquilo que quer que aconteça em sua vida.

Repita pelo menos três vezes ao dia, escreva em post-it ou imprima e deixe em lugares que possa estar visível para você, no notebook, na carteira, no celular a onde achar melhor. .

Imprima e coloque o seu mantra na carteira, no espelho do carro, na farmácia do banheiro, onde achar melhor.

Deixe entrar no sangue essa mensagem e você estará fortalecendo as suas emoções para contagiar os seus clientes a cada visita realizada.

Ação: Para cada visita, o que espera que seja o resultado positivo. E no final da visita, escreva o que você poderia ter feito para torna-la melhor?

– Poder do pensamento: Pensar que você conseguir depende da sua autoconfiança. Sua autoconfiança está baseada em seu preparo. Pensar que você conseguirá, e deixar que seus pensamentos guiem seu sucesso DIARIAMENTE, irá ajudar a torna-se PROFICIENTE exercícios voltado a PNL se enraizará até que pertença a você.

DOMÍNIO de pensamentos. Acreditar que pode conseguir fará que conseguirá. Alimente sua mente diariamente.

2. ACREDITE:

Desenvolva um sistema de crenças de quatro partes que não possa ser penetrado

Ação: Escreva quatro perguntas: Por que acredito na minha empresa? Por que acredito em meus produtos e serviços, Por que acredito em mim mesmo? Porque acredito que será melhor para meu cliente comprar de mim?

Seu sistema de crenças determina seu destino. Não apenas no processo de vendas, mas também em sua carreira. Você tem que acreditar que seu produto e serviços não são apenas os melhores do mercado, mas são também o melhor valor para o cliente. Você tem que acreditar que consegue se diferenciar do concorrente e que poderá provar ( através de depoimentos), que seu produto é o que você diz que ele é.

Cliente primeiro compra você, para comprar depois de sua empresa.

3. ENVOLVA-SE:

Desenvolva compatibilidade e envolvimento pessoal, ou não inicie a conversa de venda (compra).

Envolva-os com perguntas que o fazem sorrir, faça amizade, estabeleça certa conexão e se possível encontre o Elo de ligação.

Inicie uma conversa/reunião de uma forma na qual o cliente possa falar de si mesmo. Perguntas como: Como você acabou chegando nessa profissão, o que o fez decidir por essa carreira?

Rapport: Significa a empatia e ligação entre duas pessoas. Essa ligação é extremamente valorizada, especialmente no mundo das vendas, onde é possível se utilizar técnicas para gerar empatia entre vendedor-cliente, aumentando assim as chances de uma venda bem sucedida.

Cria-se um clima positivo, de confiança e respeito mútuo. Se você tornar-se um perito em RAPPORT com o objetivo de interpretar corretamente seu cliente, fazendo perguntas corretas e auxiliando nas respostas, suas negociações serão mais tranquilas

4. DESCUBRA:

Pessoas compram pelos seus próprios motivos, não pelos seus. Descubra os motivos delas primeiro. Descobrir as razões “ para comprar”, do seu cliente irá diferenciá-lo completamente do seus concorrentes que estão tentando vender.

5. PERGUNTE:

Faça perguntas erradas – Obtenha as respostas erradas:

Nunca pergunte: O que é importante para você. Descubra o que é importante para ele fazendo outras perguntas .

O que causa impacto em seus negócios?

Como eles se saíram no ano passado? Ou como eles estão se saindo agora?

Como eles teriam mais lucro ou produziriam mais como resultado da compra e utilização de que você vende?

Quais são seus possíveis motivos para comprar?

Com quem você esta falando? Com aquele que toma decisões ou com aquele que precisa chamar o decisor?

Qual a urgência presente deles?

Qual é a experiência deles?

6. OBSERVE:

Sua habilidade em observar tem que ser tão poderosa quanto sua habilidade em vender e sua habilidade em escutar. Observe o comportamento do cliente, escute atentamente o que ele diz.

Veja aquilo que os outros vendedores não veem. Não deixe passar despercebido.

7. ATREVA-SE:

Arrisque-se, crie, saia do senso comum e pense fora da caixa: Pense em fazer um follow-up criativo, apresentar uma proposta de valor na qual seja única para aquele cliente.

Arrisque nas prospecções, na visita, nos follow-up e negociações. Mesmo em momentos que não tenha confiança atreva-se a aprender e errar.

8. ASSUMA: Saiba de quem é a culpa quando a venda não é feita.

Auto responsabilidade. Se os clientes recusam sua proposta por causa do “preço”, de quem é a culpa? Se eles não retornam seus telefonemas, de quem é a culpa? Se eles decidem comprar do concorrente, de quem é a culpa?

IMPORTANTE: Não se culpe – Assuma a responsabilidade por isso e aprenda com isso e faça algo a respeito com isso.

Pergunte-se: O que posso fazer para evitar que a situação ocorra em uma próxima vez? Talvez seja necessário criar novos hábitos e metodologias.

9. MEREÇA:

Venda pelo relacionamento, não pela comissão:

Se você fizer uma venda, ganhará uma comissão. Se você fizer um amigo ganhará uma fortuna. Se você vende para ajudar o cliente, em vez de simplesmente cumprir sua cota, você baterá recordes.

Vendo para empresa ou Vendo para mim?

Alguns vendedores acreditam que entregar as metas definidas pela empresa são importantes apenas para a corporação. Sendo que na verdade a entrega desta meta esta aliada ao atingimento do seus sonhos e conquista do que almejou. Relacione sua meta e o ganho de suas comissões com o que vai ganhar após a chegar neste objetivo.

Ajudar seu cliente a criar, crescer, produzir e lucrar, com isso fará com que seu cliente te recomendará e será leal para sempre a você;

Quanto mais arduamente você trabalha para construir relacionamentos, mais você ganhará cliente leais e mais faces serão as vendas. A maioria dos vendedores não fazem o trabalho árduo de relacionamento e não fazem que as vendas sejam fáceis do final

10.Um depoimento vale mais que apresentações de vendas

Crie um Case de sucesso do seus clientes, na qual você fez que o cliente tivesse sucesso. Histórias de referencias são importantíssimas para gerar confiança.

Crie conhecimento do segmento e quais são as principais necessidades e replique para outros clientes o que aprendeu em cada venda.

– Alguns trechos retirados dos ensinamentos do escritor Jeffrey Gitomer

Sucesso em suas vendas e em seus negócios.



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