Criatividade e Inovação - As organizações inovadoras garantem seus sucessos empresariais usando criatividade e sempre acompanhando o dinamismo do mercado. O segredo dessas organizações líderes chama-se: Condicionamento Evolutivo Empresarial, que são as ações organizacionais que estimulam a criatividade, empreendedorismo interno e a inovação em meio a equipes de trabalho, direcionando pessoas e organizações rumo a grandes vitórias. Segundo o conferencista Antônio Carlos Teixeira da Silva: "Não existe empresa criativa. Criativas são as pessoas que fazem parte da empresa. A Criatividade é uma característica do ser humano. Somente ele tem a capacidade de pensar, de gerar ideias, de fazer diferente”.

Nunca se escreveu tanto sobre a importância do espírito criativo e da imaginação nesta sociedade contemporânea tão instável. Todos os autores renomados da Administração se referem à criatividade com toda a ênfase e excitação, pois sendo uma aliada da produção, a ela devemos os grandes avanços tecnológicos, científicos, culturais e sociais que marcaram a história da humanidade. Agora, mais do que nunca, a capacidade imaginativa e produtiva das pessoas passa a ser o capital mais valioso das organizações.

Criar é enxergar além, perceber coisas diferentes, transformar riscos em oportunidades. Inovar é esquecer o velho e fazer o novo, para a criatividade não existe erros e sim ensaios. A aprendizagem através dos erros e acertos é fundamental tanto para a criação quanto para inovação.

Para Peter Drucker, a inovação pode ser gerida, desde que se saiba para onde e como olhar. Qual o grau de proximidade entre criatividade e inovação? E afinal, por que as organizações valorizam tanto a criatividade e o que isso significa para o negócio? Cabe a cada um refletir sobre a frase do Antônio Carlos Teixeira da Silva: “crie, inove ou evapore” ou ainda a obra de Lewis Carroll (Alice no País das maravilhas), “para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. Portanto, as diretrizes para o sucesso dependem das escolhas feitas agora.



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