Qual a sua capacidade de “dizer não”? Pense bem para responder a esta pergunta. A palavra “não” é muito poderosa e pode significar seu fracasso ou seu sucesso profissional. Muitos especialistas dizem que o segredo das pessoas de sucesso é saber como dizer não.


Você já pensou quantas oportunidades já bateram na sua porta e você não pôde abraça-las por estar ocupado fazendo coisas para os outros que não eram importantes para você?


Ou ainda seu nível de estresse anda nas nuvens por você ter uma pilha interminável de coisas pra fazer?


Quem sabe você nunca tenha tempo para você ou para fazer as coisas que realmente são importantes para seu sucesso profissional?


O segredo está em aceitar as tarefas certas, que vão lhe levar ao sucesso profissional e não em aceitar tudo achando que tudo pode ser uma oportunidade para você.


Com certeza você deve conhecer pessoas completamente decididas, diretas e objetivas. Pessoas que fazem somente o que querem, que tem um poder de persuadir muito alto. Elas sabem como dizer não para sua família, amigos e até para o seu chefe, tudo isso de maneira educada, simples e sem rodeios.


Parece muito simples “dizer não” quando olhamos para estas pessoas, mas te digo que não é fácil para todos.


Na maioria das vezes isso acontece porque possuímos perfis comportamentais distintos. Por natureza é mais fácil para algumas pessoas “dizer não” e mais difícil para outras.

 

Em cada pessoa predomina um estilo de comportamento padrão. Somos divididos em 4 perfis e todas as pessoas se encaixam nestes 4. São eles: Dominância, Influência, Estabilidade e Cautela.


Os dominantes são pessoas que focam em tarefas, orientados para resultados e objetivos, são diretos e assertivos.


Os influentes são pessoas que focam em pessoas, orientados para a comunicação, alegres e otimistas.


Os estáveis, por sua vez, focam em harmonia, orientam-se em rotinas, são pacientes e persistentes.


Os cautelosos se orientam em fatos concretos, regras, são precisos e cuidadosos.


Não vou me aprofundar sobre estes perfis, pois não é nosso foco aqui. Se quiser saber mais sobre eles, agende uma sessão gratuita comigo que podemos bater um papo sobre isso!


Nosso foco aqui é saber “como dizer não” vai apoiar você a alcançar seu sucesso profissional.


Perfil Comportamental – O que isso tem a ver com dizer não?

Fica claro que, se você é uma pessoa com perfil estável, provavelmente você tem mais dificuldade em saber “como dizer não” para as pessoas, pois quer manter a harmonia.


Os cautelosos são pessoas que evitam conflitos a todo custo, se você também faz isso, quem sabe você seja um. Por evitarem conflitos, automaticamente também acabam aceitando muitos pedidos indesejados.


Os influentes querem sempre estar se relacionando com todos, por isso muitas vezes acham que precisam “dizer sim” para manter o relacionamento, não conseguem “dizer não”.


Agora, se você for dominante, provavelmente este não é um problema para você. Mas aí eu te pergunto, será que você sabe “como dizer não” corretamente, sem ser rude com o outro?


Mas não se preocupe, seu sucesso profissional não depende do seu perfil! Pode ser fácil saber como dizer não, você sendo de qualquer perfil, a diferença é que é mais fácil para uns e difícil para outros.


Para te apoiar, eu vou deixar aqui 3 Passos infalíveis para você saber se deve "dizer não" e "como dizer não" para ficar mais perto do seu sucesso profissional!


Passo 1: Nunca se precipite, seu Sucesso Profissional pode estar em jogo

Quando seu colega, amigo, familiar ou seu chefe fizerem um pedido, jamais responda rápido, sem analisar a situação com calma e ver se você quer e pode assumir aquele compromisso.


Se for algo que não exija resposta imediata, peça para a pessoa que lhe dê um tempo para pensar sobre o assunto e que você responderá até o dia/hora que for mais adequado para você.


Se for algo que exija resposta imediata, siga os passos abaixo mentalmente antes de responder, ou, se possível, peça pelo menos alguns minutos para analisar.


Passo 2: Descubra se você pode assumir a tarefa

Aqui está o segredo. Faça para si as seguintes perguntas para saber se você pode assumir a tarefa:


  • Eu tenho tempo para assumir este compromisso?


  • Eu tenho capacidade para realizar esta tarefa? Se não tenho, quanto tempo preciso para adquirir? Neste tempo, é válido aceitar?


  • Quais os recursos vou precisar para executar a tarefa? Possuo estes recursos? Qual o custo para conseguir os recursos que não tenho?


  • Eu sou a pessoa mais adequada para realizar esta tarefa? Existe alguém mais preparado do que eu? Esta pessoa pode assumir a tarefa em meu lugar?


  • Se eu assumir, o que eu preciso fazer e o que posso terceirizar/delegar?


  • Eu quero assumir este compromisso?


Dependendo da situação, as vezes a última pergunta pode não ser possível de ser realizada.


Se você decidiu assumir a tarefa, vai lá e fale com a pessoa o quanto antes. Surpreenda! Agora, se você percebeu que não pode assumir, que precisa dizer não, vamos para o próximo passo.


Passo 3: Saiba "como dizer não" adequadamente

Agora vamos bolar o plano de ação para você "dizer não", pois simplesmente "dizer não" para a pessoa não será efetivo e não vai contribuir para seu sucesso profissional.


Seja honesto, diga somente a verdade!

Por exemplo “eu não posso aceitar, pois estou muito atarefado com as questões A, B...”, ou “agradeço a oportunidade, mas eu não sou a pessoa mais adequada para esta tarefa devido a C, D...“. Sua consciência vai ficar tranquila e vai facilitar muito para você falar.


Tenha uma justificativa plausível!

De nada adianta você ser honesto se sua justificativa for simplesmente “eu não quero“. Mostre para a pessoa que realmente você não é a pessoa para aquela situação.


Fale educadamente!

Agradeça a oportunidade que aquela pessoa lhe deu. Se ela questionar, ouça até o final, respeite o ponto de vista dela, para depois contra-argumentar.


Esteja preparado para as reações!

É provável que a pessoa não esteja esperando um não, caso contrário não pediria aquilo para você. Analise como ela pode reagir ao seu não. Pense em todas as reações que podem surgir para estar preparado. Tenha respostas para todas elas.


Negocie!

Talvez não seja possível dizer não. Neste caso, negocie! Mostre que você está comprometido com suas atividades. Por exemplo: “posso assumir esta tarefa, mas terei que deixar de lado A e B, o que você prefere?“


Sugira uma solução!

Não somente mostre que você não pode realizar, mas apresente possíveis soluções. Exemplo: “a pessoa X é mais indicada para a tarefa por A, B, C...”. Ou ainda: “Ao invés de realizarmos esta tarefa, sugiro a solução S que é mais eficiente, o que você acha?“.

 

Siga estes passos e garanto que você conseguirá “dizer não” para muitas coisas externas e poderá “dizer sim” para você! Dizendo “sim’s” para você, seu sucesso profissional estará muito mais próximo do que você imagina.


Gostou? Entre em contato com a Orloski Coaching e saiba mais!

Um abraço.