O consultor e pesquisador Paul Stotz desenvolveu o conceito de "Quociente de Adversidade". Segundo ele, o alto desempenho está diretamente ligado à capacidade de enfrentar, processar e solucionar dificuldades que surgem inesperadamente ao longo do caminho de uma meta a realizar.

Quem tem um alto Quociente de Adversidade consegue mobilizar força e flexibilidade perante as dificuldades, com atitude positiva, senso de humor e a certeza de que descobrirá oportunidades, mesmo com os desafios presentes. 

Os profissionais com baixo quociente de adversidade não estão preparados para lidarem com as situações, geralmente, perdem o controle e interpretam a adversidade como algo negativo e não como uma porta aberta para a criação de novas oportunidades.

Stotz usa a metáfora de escalada da montanha para descrever três tipos de profissionais: o derrotista, o acomodado e o alpinista. Uma pessoa pode estar entre esses níveis ou variar entre eles, dependendo da área ou da fase de vida. 

O derrotista se recusa a enfrentar a montanha. O campista até consegue alcançar uma determinada altura da montanha, mas acredita que ali é o seu limite, preferindo manter-se na zona de conforto. O alpinista, com seu alto quociente de adversidade, está sempre à procura de novos desafios.

Os obstáculos fazem parte da vida e quando eles aparecem, pessoas  "alpinistas" acessam seus valores pessoais e reavaliam seus objetivos e suas estratégias e nunca param de crescer. Para aumentar o quociente de adversidade, Stotz recomenda:

1- Observar sua resposta à adversidade.

2- Explorar origens.

3- Atribuir, adequadamente, responsabilidades e respostas.

4- Analisar evidências.

5- Fazer alguma coisa.

As recomendações de Paul Stotz podem ser aplicadas ao assunto de iniciativa, pois explora os estados emocionais que uma pessoa pode passar, a maneira de atribuir ou se esquivar das responsabilidades, a qualidade da análise de evidências e, finalmente, a saída final, agir.

Pense em uma situação que deseja mudar e que está estressando você. Finja estar nesse momento. Note o que pensa, sente, como age, o que acredita etc. Agora, avalie o quanto de 1 a 5 para cada item abaixo:

Eu não tenho controle da situação (controle).

Eu não tenho nada com isso (responsabilidade nenhuma).

Eu sou o único responsável (responsabilidade total).

O problema afeta todas as áreas da minha vida e todo mundo (extensão).

Parece que vai durar para sempre (duração).

Não há oportunidades e, por hora, não há nada a fazer (oportunidade).

Em relação às pontuações: o que representa cada nota? Qual o critério para estabelecer essa nota?

CONTROLE

O quanto você acredita que pode influenciar a situação?

Que evidências existem de que não tem controle?

Como você pode controlar sua reação à situação?

RESPONSABILIDADE

Quais são as várias origens da situação?

Dadas essas origens, que parte disso é de sua responsabilidade?

Que papel você pode ter em melhorar esta situação?

EXTENSÃO

O quanto você está deixando a adversidade afetar as outras áreas de sua vida? Ou seu trabalho?

O quanto você faz a adversidade parecer maior?

Quais são os resultados verificáveis x os resultados imaginários da adversidade?

DURAÇÃO

Quanto tempo a adversidade vai durar?

Você está supondo que vai durar ou repetir para sempre?

Que evidência existe que diz que tem que durar um momento a mais que o mínimo necessário?

OPORTUNIDADE

Quais são as oportunidades para resolver esta situação?

Como você pode agir para criar oportunidades de solucionar a situação, além das que já existem?

Qual é a oportunidade de aprender com a adversidade?




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