Afinal, o que é coaching?
Dentre os diversos métodos para desenvolvimento humano existentes, o coaching vem ganhando visibilidade no mercado durante os últimos anos e passou a ocupar um lugar de dúvidas frequentes por parte de clientes potenciais.

Parte da "confusão" que vemos no mercado atualmente se dá pelo fato da palavra "coach" na língua inglesa significar treinador.  Com isso alguns profissionais, principalmente na área da Educação Física, têm se apresentado como "coach". Isso não está errado mas ajuda a aumentar as dúvidas e mitos em relação à metodologia coaching pois, na grande maioria dos casos, esses profissionais não são certificados na metodologia e, principalmente, não a aplicam de fato.

Além disso, diversos tipos de profissionais têm vendido seu trabalho como “coaching" quando na verdade prestam serviço de consultoria, mentoring ou utilizam técnicas indutivas para ajudar seus clientes. 

Por exemplo, imagine um consultor de imagem que agora se apresenta como "Coach de Imagem", ou, um consultor de produtos para cuidar da saúde que agora se apresenta como "Coach de Saúde". Normalmente a atuação desses profissionais é muito mais de orientação, aconselhamento e até de implementação de algumas ações do que de coaching propriamente dito.

O que caracteriza a prática de coaching é o profissional de fato aplicar a metodologia, respeitando requisitos como: não opinar, não aconselhar e não induzir o cliente, utilizando um diálogo estruturado embasado em perguntas. Por esse motivo, se o coach lhe der conselhos, sugestões, opiniões e/ou dicas, observe e avalie, você pode estar recebendo um serviço diverso do contratado.

É importante ressaltar que os serviços descritos parágrafos acima geram resultados, têm seu valor e lugar no mercado. Porém, tão somente, não são coaching. E isso precisa ser desmistificado para que tenhamos mais clareza na hora de contratar um serviço especializado.

Então, afinal, o que é coaching?

Gosto de uma definição dada por Mike Martins, treinador e diretor de relações internacionais da Sociedade Latino Americana de Coaching, durante o HSM Expo Management de 2015:
"Coaching é o processo de apoiar uma pessoa na identificação e criação de metas. Como? Acessando e desenvolvendo os seus próprios recursos internos e externos."

Em minhas palavras, coaching é uma metodologia para desenvolvimento humano com foco no alcance de uma meta do cliente. É um processo estruturado para quem deseja realizar algo ou atingir um determinado objetivo em sua vida, profissional ou pessoal.

Este processo tem foco no futuro e no presente e visa, quase sempre, proporcionar / desenvolver consciência e responsabilidade no cliente em relação aos objetivos que ele deseja alcançar.

Resumindo, coaching:

- Trabalha com criação e alcance de metas;

- Tem foco no futuro e no presente;

- Tem foco no coachee (cliente) e em seu desenvolvimento;

- É um processo orientado para resultados (tem foco na solução);

- Se baseia em fatos e evidências;

- Requer aplicação por um profissional devidamente habilitado.

Essas informações ajudam na identificação da metodologia em si bem como na qualidade da prestação do serviço. Pois servem balizadores da atuação de nós, profissionais de coaching.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.