No último dia 15 de março cerca de dois milhões de brasileiros se movimentaram e realizaram, de forma exemplar e pacífica, passeatas e protestos em prol de um Brasil melhor – a mensagem popular deixou registrada toda indignação. Esse movimento também mostrou claramente o poder da comunicação que um indivíduo tem a seu favor para provocar mudanças no ambiente que está inserido.

O indivíduo, através da mensagem, pode contribuir para mudar a sua realidade e a do seu ambiente. Atitudes positivas levam a resultados positivos. No mundo corporativo, o individuo tem a possibilidade, através da sua comunicação, de mudar o ambiente tornando-o mais atrativo, participativo e contributivo, visando o sucesso de um todo. O oposto também é verdadeiro, e a contribuição negativa e o insucesso podem também prevalecer.

O relacionamento entre pessoas, departamentos ou organizações, são desafiados o tempo todo. Manter o nível maduro de comunicação e que atenda o objetivo do sistema é um trabalho constante que deve ser perseguido pelo líder .

Agimos e vivemos motivados pelos nossos valores. A tarefa de enxergar no outro as suas crenças e valores e entender e respeitar a intenção positiva das suas ações, contribui verdadeiramente para o sucesso do ambiente, seja pessoal ou profissional. Pensando e agindo dentro dessa perspectiva e utilizando a força da comunicação como grande aliada, o ambiente pode ser transformado positivamente.

Como escreveu o poeta Mario Quintana : “Antes de julgares a ‘minha vida’ ou meu ‘caráter’.... calça os meus sapatos e percorre o caminho que eu percorri. Vive as ‘minhas tristezas’, as ‘minhas dúvidas’, as ‘minhas alegrias’. Percorre os anos que eu percorri, tropeça onde eu tropecei e levanta-te assim como eu o fiz! Cada um tem a sua própria história! E então, só aí poderás ‘julgar-me’”.

Tomar a consciência e assumir a responsabilidade é o grande desafio do indivíduo. O coaching através do seu processo oferece essa possibilidade ao coachee que necessita desenvolver alguma área da sua vida.


Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor do post identificado abaixo.