O almirante americano James Stockdale foi o militar de mais alta patente a viver no campo de prisioneiros de guerra “Hanoi Hilton”, durante a guerra do Vietnã. Ele ficou preso lá por 8 anos, onde foi torturado mais de 20 vezes. Mesmo assim, se sentiu na obrigação de fazer com que seus soldados também presos ali conseguissem superar aquilo, buscando criar situações para tal, sem que sofressem maiores danos (principalmente à mente). Afinal de contas, ele era o líder deles.

Stockdale contou que os pessimistas sucumbiam rapidamente, pois já haviam se entregado. Por outro lado, os otimistas, apesar de durarem um pouco mais, também sucumbiam! Eles diziam que sairiam dali no Natal, mas o Natal chegava e eles continuavam ali. Diziam então que na Páscoa sairiam, mas a Páscoa chegava e eles continuavam ali ainda. Em pouco tempo, a frustração e a desilusão tomavam conta desses otimistas ao extremo, fazendo com que eles definhassem e morressem, assim como os pessimistas. Então qual foi o segredo para que o almirante tivesse sucesso na sua missão? Stockdale disse: “Sabia que a realidade era dura, mas jamais perdi a fé no final da história. Nunca duvidei.” Veja bem, não devemos confundir a fé em vencer no final com a disciplina de enfrentar a realidade (realidade essa que, na maioria das vezes, não é nada agradável). É a fé em que vai se vencer no final, independente das dificuldades e, ao mesmo tempo, a necessidade de enfrentar a realidade nua e crua, seja ela qual for.

O caminho para o sucesso pode ser muito tortuoso, mas superá-lo sempre compensa. Para o Almirante Stockdale era um caso de vida ou morte para ele e para seus comandados, mas esse paradoxo vale para todas as metas em nossas vidas.

E então? Você está preparado para a batalha? Mantenha o foco no objetivo, com consciência de que enfrentará muitas batalhas até lá! É necessário acreditarmos que iremos alcançar o sucesso, mas sempre com os pés no chão, enfrentando a realidade de frente e lutando por aquilo que almejamos.
Transforme sonhos em realidade


Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

  0   0

Igor Trisuzzi

Life Coach

Life Coach credenciado pela SLAC, é formado em Administração de Empresas pela FEA-USP, com passagem acadêmica pela Universidade do Porto (Portugal), além de ser certificado como Green Belt em Metodologia Lean Six Sigma de Gestão de Projetos pela Fundação Vanzolini. Faixa Preta de Judô desde 2004, leva o esporte como filosofia de vida, buscando sempre o seu melhor e o de todos a sua volta.