Ao se aproximar da conclusão do ciclo do ensino médio, os estudantes começam os preparativos para o vestibular. Mas, antes disso, devem tomar uma difícil decisão: Qual profissão pretendem percorrer para o resto de suas vidas?

Transforme sonhos em realidade
Escolher uma carreira profissional para seguir não é uma decisão fácil para muitos e, na maioria das vezes, é tomada ainda quando jovens. Para muitos, pode ser a hora certa de decidir e seguir a tão sonhada carreira ao ingressar em uma faculdade no curso escolhido. Porém, para outros, esta decisão pode não parecer tão clara e às vezes até confusa. Por isso é muito comum que os estudantes decidam mudar de curso na faculdade, ao perceber que a área escolhida não se adequa ao seu perfil e suas necessidades.

Aliado ao fato de que a escolha é feita quando muito jovens, está o ponto de que vivemos na era da informação. Nunca na história da humanidade tivemos que lidar com tantos elementos a que somos “bombardeados” no dia a dia, a exemplo da TV, revistas, sites, redes sociais, etc.

O excesso de notícia traz a dificuldade na tomada de decisão. A imensa quantidade de informações disponíveis para tomar como base cada vez que precisa decidir sobre algo, faz com que o indivíduo se sinta muito mais inseguro no processo decisório. Ele fica com a sensação de que ainda poderia obter mais algumas informações que lhe dariam mais embasamento. Além de tudo, o tempo para reflexão fica cada vez mais escasso, cedendo lugar para o tempo gasto na absorção de mais informações.

A ajuda profissional de um coach de carreira neste momento da vida do jovem faz toda a diferença. O coach atua como um facilitador do processo de pensar do estudante, e contribui para que ele descubra o que almeja, identifique seus talentos, trace suas estratégias e desenvolva planos de ação para sentir-se seguro quanto à escolha. Isso é possível porque o profissional estabelece uma parceria com o jovem, levando-o ao autoconhecimento.

Ter dúvida e insegurança nessa fase de vida é natural, mas com a ajuda profissional de um coach esses fatores podem ser diminuídos ou até mesmo eliminados.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.