Recentemente, me foi sugerido ter um vaso com plantas bem verdes, dentro do escritório, pois isto ajuda a filtrar fluidos energéticos e colabora na harmonização do ambiente. Achei a  ideia dada muito boa e coloquei em prática.


O verde sempre traz um toque especial em tudo. É a cor da esperança, é uma cor que conversa muito com a gente. As plantas naturais, especialmente, são sempre fonte de boas energias.


De alguns dias para cá, percebi que a planta estava murchando e eu ficava buscando entender o que estaria ocorrendo, tentando adivinhar e imaginar o que estaria causando enfraquecimento na planta. Soa cômico, mas algumas vezes tive vontade de perguntar para ela, o que naturalmente resisti em fazer.


Sendo uma planta própria para escritório fechado, o que pareceu era realmente, que o elemento quantidade de água não estava sendo suficiente e com atenção dobrada, eu passei a regar o vaso com a planta por mais vezes.


A esperança de que ela se recuperasse estava posta e para minha surpresa, o contrário ocorreu: a planta ao ser mais regada, ficou mais debilitada, o que gerou um enorme conflito e o mesmo tempo uma oportunidade de mudar o olhar.


Reflexão realizada e o foco na solução trouxeram a resposta prática. Não era a falta de água que estava sufocando, maltratando, secando a planta, e sim, o excesso de água dedicada a ela, pois o vaso dela, não tinha para onde fluir seus resíduos, realizar os escape, processar o filtro. A planta se afogava no excesso de zelo.


Portanto, mais do que zelar, cuidar, gostar, é necessário sempre, apurar para ter respostas reais do algo que pode estar acontecendo com a planta que a gente cuida e não ficar querendo adivinhar, supor ou chutar a causa de algo ruim ocorrendo.


Assim, poderemos  analisar e remeter o caso da planta, para nossa vida, trabalho, estudos e desafios. É sempre fundamental ficar alerta ao que está claro em nossa frente, ao tempo que ter o foco, na objetividade da origem dos problemas, sem se convencer, de que o adivinhar é um caminho seguro, razoável para um projeto, relacionamento ou desafio.  É incrivelmente transformador em nossas atitudes e por consequência na busca do nosso sucesso o cuidar do que se gosta, entretanto sempre o fazer com medidas.


Agora, com a causa descoberta, é necessário alinhar os pensamentos, abrir a visão e com medidas paramentadas, cuidar do viver, com sabedoria.




Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.



  0   0
  Whatsapp

Fernando de Oliveira Lopes Assunção

Life Coach

Estratégico conhecimento no mercado de comunicação e redes sociais. Expertise na gestão de pessoas e crises. Especialista em pesquisa de mercado quali e quanti, com formação na ABEP (associação brasileira de empresas de pesquisas). Consultor de empresas, com ampla experiência em gerenciamento na área política e de montagem de equipes.