Com a chegada do ano novo, muitas pessoas fazem uma reflexão sobre a realização de seus planos no ano que se passou e geralmente realizam novos planejamentos para o ano que acaba de chegar.

Em clima de festa, tendem a dizer: “Desta vez não deu, mas próximo ano será melhor!”

Então, os dias vão passando e mais uma vez os desejos da virada vão se distanciando de serem realizados.

O que acontece com estas pessoas? Será que estes planos e desejos não eram possíveis de se realizar? Será que não foram merecedoras de bons resultados?

Quando pensamos em resultados positivos, temos duas opções: contar com a sorte ou com o trabalho para alcançar a meta. 

Em muitos dos casos, temos um preconceito que para alcançar nossos objetivos necessitamos de mudanças drásticas ou passos grandiosos, que abrir mão de algumas coisas é muito doloroso ou desgastante, quando na verdade faltou planejamento e um primeiro passo para começar esta jornada de fato.

Existem alguns passos básicos para que o foco seja mantido e suas metas sejam alcançadas. 

Saia do genérico 


Deixe de lado aquelas metas genéricas, como “quero ter saúde", "paz", "dinheiro". Se prepare para uma meta em que você consiga identificar quando chegou ao seu objetivo e que meios terá de utilizar para chegar lá. 

Por exemplo, para obter saúde você precisa fazer um checkup para saber quais os pontos que deve focar, e junto ao profissional de saúde irá identificar se é uma dieta, atividade física, diminuir carga horária e estresse no trabalho, e a partir desta identificação ir à academia 3 vezes por semana, incluir ou excluir alimentos específicos de seu cardápio, etc. 

Sabendo qual o seu caminho, fica mais fácil alcançar a meta. Se não há um objetivo como poderia começar e identificar onde chegou? Pense nisso.

Defina um prazo


Esse momento é necessário para determinar quanto tempo e quando especificamente irá realizar as atividades que te levam ao seu objetivo. Administrar o tempo de forma a incluir um novo hábito, ou trocar um velho por um melhor. 

Saber exatamente os dias que precisará realizar algo em prol da sua meta, faz com que você se aproxime dela. Iniciar a semana de forma positiva e feliz é muito bom, porém iniciar realizando e não apenas sonhando fará uma grande diferença em sua motivação.

Seja positivo


Quando temos uma rotina pesada de trabalho e atividade domésticas que nos consomem muito tempo e energia, é normal que na transição sejam necessários ajustes e mudanças no que foi planejado e no que já vem sendo realizado. 

Por exemplo, você pode identificar que é mais produtivo ler um livro pela manhã e não mais à noite, porque se concentra mais e realiza modificações em sua agenda para obter esta melhoria. 

E nestes pontos de pausa e reajustes, para que sua meta não fique em segundo plano, seja positivo, olhe para o lado bom de identificar os aspectos ruins, no sentido de rapidamente saber o que deve fazer. 

Faça escolhas e as priorize


Somos seres humanos e nos cobramos a ser muito bons no que fazemos com relação ao trabalho, amor, família, rotinas diárias como um todo, mas não podemos estar ou fazer duas coisas ao mesmo tempo. O que isso quer dizer? Quer dizer que cada atividade que decida fazer, você necessita se concentrar e se dedicar intensamente a ela, para que traga bons resultados e sua energia seja aproveitada ao máximo para este fim. 

Separe 5 minutos do seu tempo para, de fato, focar no que precisa ser realizado no trabalho, mas aprenda a valorizar outros momentos simples da vida para viver a ocasião e priorize esta vivência.

Seguindo estes passos básicos, irá desfrutar dos momentos de forma intensa e valorizando os pequenos passos. Desta maneira, irá descobrir que existem alguns hábitos que não te fazem bem e que roubam seu tempo e sua energia e você nem se quer notava.

A qualidade do que faz no seu dia a dia define como você decide viver a sua vida. Quando nos vemos vivendo não pela quantidade e sim pela qualidade de nosso tempo e de nossos relacionamentos, isso gera verdadeiros e valiosos resultados. Começar pelas pequenas coisas e definir o que naquele instante é prioridade, trará resultados palpáveis para sua vida.

Na medida em que você consegue acompanhar os seus resultados e conquistas, inicia um processo de autoconhecimento, no qual você exercita sua capacidade em gerir o seu tempo, aumenta sua capacidade de concentração, identifica quais atividades são mais prazerosas e mais árduas para você, e assim se descobre com habilidades que você mesmo achava não possuir por não ter tentado.

Não tenha medo de tentar e não tenha medo de buscar ajuda, principalmente de profissionais que possuem ferramentas que auxiliam no processo se autoconhecimento e fortalecimento de crenças positivas.

O Coaching de Vida valoriza a iniciativa e capacidade de partir para a ação, quando há o desejo de crescimento e mudança. Para aqueles que estão dispostos a ter novos anos, cheios de descobertas e conquistas, o investimento em si mesmo é fundamental.

Você é seu principal bem e ao se fortalecer e se tornar mais positivo verá automaticamente como estará mais preparado para os desafios ao seu redor.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.