Anos atrás tive a oportunidade de participar da cerimônia comemorativa da FIEMG, referente ao Dia da Indústria, quando foram prestadas homenagens a alguns empresários mineiros que se destacaram naquele ano. 

Um fato me chamou atenção de maneira especial, a fala eloquente, persuasiva e ao mesmo tempo simpática do então vice-presidente da República, José Alencar. Apesar de todos os problemas pessoais pelos quais estava passando, fez brincadeiras com os presentes, quebrando o protocolo sem sair do contexto. A apresentação provocou aplausos incessantes e diversas manifestações elogiosas ao orador. Mas por que algumas pessoas são capazes de provocar essas reações e outras não?

Um dos pilares do marketing pessoal é a comunicação. As expressões verbais e corporais são ferramentas importantíssimas. Todas as estratégias utilizadas com o objetivo de maximizar, projetar as habilidades ou a própria imagem, fazem parte do mix marketing pessoal, o que não significa mentir ou inventar qualidades, mas sim valorizar os pontos fortes em detrimento dos pontos fracos. 

O objetivo da prática do marketing pessoal é o sucesso profissional e ou pessoal. Digo prática, porque a pessoa deve ter um planejamento a ser executado todos os dias, sendo um exercício permanente.

Alguns elementos merecem atenção especial. Devemos buscar sempre um envolvimento emocional, seja nos projetos ou assuntos nossos ou dos outros. A comunicação interpessoal é relevante para a criação de uma rede de relacionamentos, que certamente em determinado momento, refletirá em boas oportunidades de negócios, que é chamada de “Network”. A prática de ações de ajuda e incentivo são primordiais, bem como educação, elegância e cortesia em todas as situações. 

O que pode ser considerado básico em determinados momentos, como educação, acaba sendo um diferencial já que atualmente a maioria não se preocupa com as ditas “palavrinhas mágicas”, como obrigado, por favor, bom dia, etc. O cuidado com a imagem também é essencial, pois a mesma tem sido determinante em vários momentos das nossas vidas, sobretudo no quesito profissional.

Na fala do vice-presidente foram usadas várias técnicas, sendo a principal delas a análise do perfil da plateia. Ele observou os discursos dos outros oradores, inclusive governadores e prefeitos, que foram lidos, e, consequentemente pouco atraentes, e resolveu fazer totalmente diferente. Não leu o texto preparado para ele, porque provavelmente ficou cansado com as leituras dos outros e imaginou que o público também estivesse.

Falou simples, mas espontaneamente, contou casos engraçados e exemplos diários. Dessa forma, parabenizou a FIEMG pelo evento, ressaltou a força do empresariado mineiro e homenageou aos agraciados pela medalha do mérito na ocasião.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.