Liderar é gratificante. Acompanhar o desenvolvimento das pessoas, ajudá-las a desempenhar melhor e a alcançar objetivos, é muito bom. Porém, a vida de um líder não costuma ser fácil, pois junto desses benefícios vêm a pressão, a cobrança e o profissional que não gerar resultados será substituído rapidamente.

A carga de estresse provocada por essa combinação de fatores, somada à velocidade que as mudanças acontecem atualmente, faz com que muitos profissionais se percam em meio às tarefas, prazos e projetos, e que acabem por perder o equilíbrio e o senso de direção ou propósito com a vida.

É justamente em um desses cenários que o coaching surge para apoiar esses profissionais.

O Life Coaching (também chamado de coaching de vida) é um processo desenvolvido para buscar melhor qualidade de vida, tanto para desenvolvimento pessoal quanto para planejamento, e costuma ser solicitado por qualquer pessoa que deseja alcançar um determinado objetivo.

Já atendi clientes dedicados ao trabalho, mas que tinham como foco melhorar sua qualidade de vida. Por isso, tinham em seu plano de ação praticar atividades físicas e meditação todos os dias. Isso acontecia, pois, o cuidado consigo mesmo e os benefícios criados por essas ações refletiam positivamente, tanto na vida como no desempenho profissional desses caras. Charles Duhigg, no livro "O Poder do Hábito", traz um bom exemplo de como os cuidados em uma área da vida podem influenciar no desempenho das demais.

O autor cita a história de uma mulher que por abandonar o hábito de fumar passou a adotar hábitos mais saudáveis, o que impactou positivamente áreas como a vida amorosa e o trabalho.

Transforme sonhos em realidade
Neste sentido, não á incomum ver líderes (inclusive renomados) contando que o tempo dedicado aos cuidados consigo e com a vida pessoal impactam significativamente seus desempenhos profissionais. Por exemplo, Bill George, ex-CEO Medtronic e professor da Harvard Business School, diz praticar a meditação regularmente, e afirma que isso lhe trouxe desenvolvimento como um "líder autêntico".

Seja você um grande líder ou não, saiba que os cuidados ou descuidados com algumas áreas da sua vida podem impactar seu desempenho em relação a seus objetivos. Esteja consciente de como estão as principais áreas da sua vida e perceba a correlação existente entre elas. O Life Coaching pode te ajudar nisso.

Por fim, quero deixar uma reflexão: Saber que bons hábitos trazem benefícios para a vida, todos sabem. Mas quantas pessoas você conhece que têm uma vida de fato equilibrada? Hoje, você é uma delas?



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.