Segundo Maximiano (2002), liderança é a capacidade pessoal de aglutinar e influenciar pessoas para a realização de objetivos. É uma das atribuições dos gerentes nas organizações formais, uma função complexa, que envolve inúmeras tarefas e habilidades. Liderar significa obter efeitos ou resultados por meio da mobilização de pessoas.

Não é segredo que para uma equipe alcançar a alta performance é necessário um líder que viva a liderança e não simplesmente se intitule como tal. Ou seja, não basta dizer é um  líder, é preciso agir como um líder e dar exemplos de seu estilo de liderança na sua maneira de trabalhar, na forma de  convívio com os seus liderados, superiores, clientes e fornecedores. É necessário ser alguém que inspira, comanda, respeita, mostra a direção, abre caminhos, questiona, corrige, elogia, etc. 

Podemos destacar o exemplo como uma característica que é imprescindível para que um líder obtenha resultados através da sua equipe, pois ninguém vai acreditar em um gestor que faz lindos discursos, mas que não se comporta de tal forma no dia a dia profissional. Nesse caso não funciona o “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. 

Veja abaixo os pontos negativos de um líder que não é exemplo para a sua equipe:

Colaboradores desmotivados

Não é possível motivar outras pessoas, uma vez que a motivação deve vir de dentro, porém o que um líder faz é aguçar a motivação dos seus liderados e, dessa forma, os mesmos buscam sua motivação interior. Entretanto, a postura inadequada de um líder pode gerar um efeito contrário, quando os colaboradores estão desmotivados a criatividade diminui o que posteriormente prejudica no andamento das atividades corporativas, no atendimento ao público e, portanto, interfere na qualidade dos resultados.  

Aumento do índice de turnover

O turnover é calculado considerando a entrada e saída de funcionários de uma organização em determinado período, e um dos pontos negativos é perder colaboradores que estão insatisfeitos, para outras organizações.

Queda nos lucros 

A baixa motivação contribuirá para um trabalho qualquer e com isso a empresa pode acabar por perder lucratividade.

Baixa qualidade no atendimento ao cliente

Como exposto nos tópicos anteriores, um colaborador que não está totalmente entretido com a organização ou que está desacreditado da empresa prestará um atendimento ineficaz, o que, por sua vez prejudica os negócios em sua totalidade.
 
Se você é um líder procure agir sempre pelo exemplo e ganhará o respeito dos seus liderados, conduzindo-os pelos melhores caminhos na direção dos objetivos da organização.

“Ao escolher um líder, olhe para a distância que percorre a sua linha de raciocínio e combine isso com as práticas de sua vida cotidiana. Assim, minimizará os riscos de equívoco na escolha.” Valeria Nunes de Almeida e Almeida
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